Home / Política / Lei pioneira regulariza condomínios no estado de São Paulo

Lei pioneira regulariza condomínios no estado de São Paulo

Alesp derruba veto e permite a regulamentação de loteamentos antigos e na planta

Por unanimidade, o projeto do deputado estadual Geraldo Cruz (PT) que trata da aprovação de loteamentos para fins urbanos com controle de acesso teve o veto do governador derrubado em plenário na Assembleia Legislativa de São Paulo. Desta forma o projeto passa a vigorar imediatamente com força de Lei.

Na prática o projeto renova o processo de regularização fundiária do Estado, permitindo a construção de novos condomínios e a regulamentação definitiva de loteamentos fechados já entregues. “Este é o primeiro projeto de regularização de condomínios no nosso Estado”, comemora o deputado.

Projeto de lei 891 / 2015: Dispõe sobre a aprovação de loteamentos para fins urbanos com controle de acesso

A preocupação com a regularização fundiária faz parte da trajetória de Geraldo Cruz.

O município de Embu das Artes, na grande São Paulo, foi a primeira cidade paulista a regulamentar os condomínios fechados enquanto Geraldo era prefeito (200-2008). Um projeto pioneiro que atendeu uma reivindicação antiga dos moradores de loteamentos que até então sofriam pela falta de Legislação que garantisse seus direitos.

Segundo o deputado, a criação da Lei surgiu a partir do diálogo com a sociedade civil, em especial a Associação dos Condomínios Horizontais, Urbanísticos e Loteamentos Fechados do Estado de São Paulo. A implementação da Lei pode trazer ainda economia para os cofres públicos municipais uma vez que os custos com manutenção e segurança na parte interna destes empreendimentos passarão a ser dos próprios condomínios.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Parlamentares aprovam oito Projetos de Lei na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia

Entre as proposituras votadas, cinco tratam de melhorias no atendimento a pessoas neurodivergentes Realizada na …

Skip to content