Home / Cotia / Maio Amarelo leva educação de trânsito às escolas

Maio Amarelo leva educação de trânsito às escolas

foto 2 maio amareloAlunos da Escola Municipal Professor Roberto Jorge Haddock Lobo Netto acompanharam palestras ministradas por agente de trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia na manhã desta sexta-feira (19). O evento integra as ações do Movimento Maio Amarelo “Atenção pela Vida” e a Campanha Permanente de Educação no Trânsito, lançada pela prefeitura no início deste ano com o objetivo de disseminar a conscientização na população sobre atitudes responsáveis no trânsito, respeito às leis e, sobretudo, reduzir o número de acidentes e mortes.

As palestras foram acompanhadas por alunos do 1º ao 5º ano, divididos em turma, nos períodos da manhã e tarde. “Falar sobre segurança no trânsito com crianças é o ponto inicial para termos adultos mais conscientes”, disse o agente de trânsito e palestrante Manoel Ribeiro da Silva Filho, para quem as crianças se transformam em agentes multiplicadores das informações e passam a cobrar uma postura responsável dos adultos. “As crianças chamam atenção dos pais, alertam sobre uso de celular ao volante, excesso de velocidade e outros desrespeitos”, completou.

A professora e coordenadora da escola, Elidia dos Santos Bemvindo, comemorou a realização das palestras. “Faz tempo que queríamos um trabalho assim com as crianças menores, pois os maiores já participam pelo projeto da CCR ViaOeste”, disse.

foto 1 maio amareloPara a professora Rita de Cássia Marcelino, Cotia avança em cidadania quando ensina os pequenos a respeitarem as regras do trânsito. “Muitas vezes achamos que as crianças não sabem nada, eles podem não verbalizar como um adulto, mas é de pequenos que começam a ter consciência das consequências de seus atos e ao falarem sobre isso com os pais podem dar mais resultado do que se um agente fiscalizador o advertir, afinal, envolve emoção e amor”, disse.

“Não se espera de um pai ou responsável que ele coloque a vida de seu filho em risco depois e ouvir desta criança um pedido para que não dirija depois de beber, por exemplo”, completou Rita de Cássia.

Durante a palestra, o agente de trânsito falou sobre uso de cinto de segurança, cadeirinhas para crianças, sinalização e faixa de pedestre, entre outros. Ao final, os alunos receberam revistinhas com dicas de segurança no trânsito.

Segundo o secretário da Settrans, Antônio de Melo, as palestras percorrerão outras escolas mesmo após o encerramento das ações do Maio Amarelo. “Por meio da Campanha Permanente de Educação no Trânsito, temos a meta de reduzir acidentes em Cotia, preservar vidas e é com educação que vamos buscar este resultado junto às crianças e adultos”, disse.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Câmara Municipal homenageia integrantes da GCM de Cotia

Moção nº 37/2021, do vereador Professor Osmar (Podemos), foi aprovada por unanimidade na 39ª Sessão …

Skip to content