Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes
O Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV) promoveu na noite da última segunda-feira (16 de agosto) seu quarto “Pequeno Sarau com Conversa ao Pé da Granja” de 2015. Desta vez, tanto o sarau quanto a palestra foram encabeçados pela mesma pessoa: o músico e psico-sócio-terapeuta Thomaz Sampaio.
O sarau consistiu num breve recital de violão clássico, que ele iniciou explicando a importância do violonista Andrés Segovia, responsável por tornar o violão um instrumento respeitado no meio erudito. “Romance de Amor” (Antônio Rovira), “Recuerdos de la Alhambra” (Francisco Tárrega), Minueto em Sol Maior (J. S. Bach), “Romaria” (Renato Teixeira) e “Sons de Carrilhões” (João Pernambuco) compuseram o repertório da noite.
Sob o nome “A Relação Entre as Doenças, o Pecado e o Poder Econômicosocial – A Libertação do Ser através da Conscientização Trilógica”, a palestra fez Thomaz trocar seu lado músico pelo lado psico-sócio-terapeuta, introduzindo ao público presente o conceito da “Trilogia Analítica”, criado pelo psicanalista e sociólogo Norberto Keppe.
Keppe teria descoberto a chamada “inversão psíquica”, que consiste em ver o mal em coisas que deveriam ser boas e vice-versa. Como exemplos, ele citou o trabalho, que teoricamente deveria ser algo bom, mas muitos acabam fazendo por mera obrigação. Da mesma forma, o ser humano parece buscar aquilo que ele sabe que lhe fará mal, como as drogas.
Também a partir da Trilogia Analítica constatou-se a “idealização projetiva”, também conhecida como aquilo que sentimos quando estamos apaixonados, quando idealizamos um para romântico, enxergando nele(a) apenas qualidades. Para romper com estes males, Thomaz aposta na conscientização coletiva, para que lidemos inclusive com problemas coletivos da sociedade, como a dependência do dinheiro e o uso desenfreado de combustíveis fósseis.
A palestra teve espaço também para as mais diversas teorias da conspiração: Thomaz afirma que vacinas, por exemplo, são comprovadamente inúteis, e que nunca se registrou um caso de poliomielite em uma pessoa não vacinada. Além disso, ele afirma que os rumos do mundo são ditados pelo Clube Bilderberg e pela Comissão Trilateral, grupos que envolvem os mais importantes políticos e empresários do planeta.