Home / Trânsito e transportes / Movimento Paulista e Iniciativa Bloomberg promovem workshop internacional sobre segurança no trânsito

Movimento Paulista e Iniciativa Bloomberg promovem workshop internacional sobre segurança no trânsito

Convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres é o maior desafio; segundo o Infosiga SP, 68% das fatalidades envolve colisão contra outros veículos e pedestres

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, com apoio da Vital Strategies – organização gestora da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito – e Banco Itaú, promoverá no dia 21 de novembro (terça-feira) o workshop “Desenho de Ruas Seguras”. Três especialistas de referência internacional lideram o encontro que reunirá secretários e gestores de trânsito de municípios conveniados ao programa do Governo de São Paulo. O evento marca também o anúncio da versão em português do Guia Global de Desenho de Ruas, que será lançado no início de 2018.

“O Movimento Paulista tem como missão mobilizar e gerar conhecimento para que municípios e gestores do trânsito promovam iniciativas cada vez mais eficazes”, afirma a coordenadora do programa, Silvia Lisboa. “A parceria com a Vital Strategies, no âmbito das ações da Iniciativa Bloomberg, é mais um passo para abrir caminhos e reduzir os índices de acidentes e fatalidades no Estado. Uma oportunidade para cidades conveniadas conhecerem soluções inovadoras aplicadas em diversos países”.

Segundo dados do Infosiga SP, 68% das fatalidades no trânsito são causadas por colisões entre veículos e atropelamentos. Em grandes cidades do planeta, a convivência pacífica entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas é um desafio, assim como melhorar a mobilidade e fluidez do tráfego.

O workshop visa apresentar os instrumentos de desenho urbano e viário que propiciam cidades mais seguras. “A abordagem será inovadora e incentiva o desenho e a operação de ruas que priorizam a mobilidade sustentável e colocam as pessoas em primeiro lugar”, explica o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg no Brasil, Pedro de Paula.

Os trabalhos serão conduzidos por especialistas da NACTO e WRI Brasil, entidades responsáveis por projetos desenvolvidos em países como Estados Unidos, França, Índia, Suécia e China, entre outros. As soluções que serão apresentadas no evento integram o Manual de Desenho de Cidades Seguras elaborado pela WRI e o Guia Global de Desenho de Ruas, este produzido pela NACTO e GDCI e que será publicado em português em parceria com o banco Itaú Unibanco.

“O desafio de tornar as ruas seguras é global, assim como promover a mobilidade em grandes centros. A parceria com o Movimento Paulista para proporcionar aos municípios conveniados o acesso a soluções é mais uma contribuição do Itaú Unibanco para promoção da segurança viária”, afirma a superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola.

Dinâmica

Cerca de 150 convidados participarão de palestras ministradas pela diretora e pela gerente de projetos da Iniciativa Global de Desenho de Cidades da NACTO, Skye Duncan e Ankita Chachra. Também apresentará temas e experiências de desenho de ruas a coordenadora de projetos de segurança viária da WRI Brasil, Marta Obelheiro. As apresentações trarão soluções, técnicas e padrões de desenho com foco na segurança no trânsito.

No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos para desenvolverem soluções a partir de um caso proposto pelas especialistas. “O exercício é fundamental para a aplicação dos conceitos e levar os participantes a desenvolverem propostas que certamente contribuirão para projetos mais eficientes dos pontos de vista técnico e financeiro”, conclui Silvia Lisboa.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Programa do Governo do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020.

Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil, com o apoio de empresas – Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, CNseg, Pro Simulador e Raízen – e do Centro de Liderança Pública (CLP).

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Rodoanel terá praça parcialmente interditada nos próximos meses

            A praça de saída do trecho Sul do Rodoanel …