Últimas notícias
Home / Cotia / Outubro Rosa: mastologista reforça a importância do autoexame em palestra na Clínica da Mulher

Outubro Rosa: mastologista reforça a importância do autoexame em palestra na Clínica da Mulher

Especialista falou sobre rastreamento, autoexame, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no mundo

mulheres de rosa reunidas e acompanhando palestra
Foto: Divulgação
A Clínica da Mulher de Cotia realizou a abertura do Movimento Outubro Rosa com uma palestra sobre câncer de mama, na manhã desta quinta-feira (4/10), ministrada pela médica mastologista Adriana Macedo. A especialista falou da importância do autoexame, mamografia – para quem tem mais de 40 anos – diferentes diagnósticos e tratamentos.

“O câncer de mama faz cerca de 15 mil vítimas por ano, precisamos sempre lembrar da importância de tratarmos desse assunto e conhecer o nosso corpo realizando todo o mês o autoexame. Vale sempre ressaltar que 80% das patologias de mama são benignas”, reforçou Adriana Macedo. A mastologista orientou sobre a forma correta de realizar o autoexame e frisou que ao notar qualquer diferença na mama é preciso procurar orientação médica.

A paciente Rosana Vieira sentiu na pele a importância do autoexame. Foi tocando as mamas, em 2017, que percebeu algo diferente e procurou ajuda. “Fiz a consulta aqui na Clínica da Mulher e tive um ótimo atendimento, a doutora Adriana teve uma sensibilidade muito grande com o meu caso e me ajudou muito. Hoje estou livre da doença e agora já posso fazer a reconstrução da mama”, disse aliviada e feliz por ter detectado o câncer ainda em fase inicial.

Depois da palestra, as dezenas de pessoas presentes participaram de atividade de relaxamento e meditação com o educador físico Bruno Rabechini. A atividade vem sendo realizada na Clínica da Mulher e faz parte do projeto de Práticas Integrativas, que acontece toda semana para gestantes de alto risco. “A ideia é cultivar o estado de relaxamento em nosso dia a dia, o projeto está na fase piloto, mas já apresenta ótimos resultados”, disse.

Números apresentados pela médica Renata Yoshizumi, coordenadora da Clínica da Mulher, mostram que, entre janeiro e outubro (parcial) deste ano, 17 casos de câncer de mama foram diagnosticados no local. “Aumentamos a oferta de ultrassom na clínica, somente este ano, diagnosticamos 17 casos de câncer de mama. A clínica conta com uma equipe capacitada que traz não apenas o atendimento, mas acolhimento para todos que procuram os serviços”, comentou. A secretária adjunta de Saúde, Ângela Maluf, prestigiou a programação.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

quatro guardas civis, sendo uma agente feminina, posam para foto ao lado de viatura diante da delegacia da Granja Viana

GCM prende dois acusados de tráfico no bairro Rio Cotia

Durante patrulhamento pelo bairro Rio Cotia, a Guarda Civil Municipal de Cotia suspeitou da atitude …