Home / Embu das Artes / Outubro Rosa vai conscientizar sobre o câncer de mama

Outubro Rosa vai conscientizar sobre o câncer de mama

Ao longo do mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações em comemoração ao Outubro Rosa. Campanha que visa conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. A data é celebrada em todo o mundo desde 1990.

A partir do dia 2 de outubro, em todas as unidades de saúde do município, profissionais vão intensificar o trabalho, que já é realizado durante o ano, com palestras educativas, na sala de espera, em vários momentos do dia. Também haverá coleta de Papanicolau e solicitação do exame de mamografia.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. O autoexame das mamas deve ser realizado uma vez por mês. A melhor época é uma semana após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o autoexame deve ser feito em um mesmo dia de cada mês à sua livre escolha, por exemplo, todo dia 15.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo, especialmente se estiver na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade. Mulheres grávidas também podem fazer tranquilamente o preventivo sem prejuízo para si ou para o bebê.

Visando intensificar a coleta de Papanicolau, que nos últimos anos vem sofrendo uma queda, todas as unidades de saúde estarão abertas no dia 21/10, das 8 às 16h, para coleta desse exame em mulheres de 25 a 64 anos.

Prevenir ainda continua sendo o melhor remédio. Socialize as informações com som seus familiares e amigos, programe-se e compareça à UBS mais próxima da sua residência.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia recebe doses da vacina e inicia imunização contra a Covid-19

Cidade seguirá o Plano Nacional de Imunização que começa pelos profissionais da saúde. Programação será …