Home / Cotia / Pacientes do CAPS participam de Oficina de Cinema e Roteiro

Pacientes do CAPS participam de Oficina de Cinema e Roteiro

Prefeitura de Cotia realizou em parceria com Instituto POIESIS dois dias de oficina para pacientes do CAPS AD

A parceria entre a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer e o POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura vem rendendo bons frutos culturais para Cotia. Nos dias 16 e 23 de abril, foi realizada uma oficina de Cinema e Roteiro com os pacientes do CAPS AD, ministrada por Eda Nagayama, que é atriz, escritora, e professora de Comunicação, Estética e Audiovisual pela USP.

Durante a oficina foi apresentado os tipos de roteiros em várias fases que contam a história através das imagens (áudio visual), por meio de comentários e indicações dos alunos foram escolhidos alguns filmes para serem analisados.

Entre os escolhidos, Eda mostrou trechos do Filme Sociedade dos Poetas Mortos, explicando como ocorrem as mudanças dos planos de cena conforme a dramatização. Ela também apresentou o filme Cidade de Deus que chegou a ter 12 roteiros diferentes antes de ser rodado.

Eda comentou sobre a escolha de tratar assuntos relevantes usando fotos e filmes. “A proposta veio da Secretaria, tratar certos assuntos usando o áudio visual para um público tão heterogêneo, foi uma maneira muito legal que encontramos, pois todos estão expostos a isso”.

Para a escritora, é importante encontrar maneiras para incentivar essas pessoas como construir uma ideia, uma narrativa e entender como funciona um processo de criação. “A partir dessa experiência, eles podem compartilhar com muitas outras pessoas. A nossa ideia é que isso os atinja de alguma maneira, que eles levem isso para a vida”, contou.

Foi apresentado também o documentário de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena, narra uma única história contada por vários personagens. Foram analisadas trechos e aspectos do Filme Paixão de Cristo e a Ultima Tentação de Cristo, entre outros.

Foto Vagner Santos

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Cotia implanta redutores de velocidade ao longo da Estrada do Padre Inácio

Nesta semana, a Prefeitura de Cotia iniciou a implantação dos redutores de velocidade na Estrada …