Home / Cultura / PhotoTruck leva caminhão com oficina de fotografia para escolas da Região Oeste

PhotoTruck leva caminhão com oficina de fotografia para escolas da Região Oeste

Com o apoio do Instituto CCR e da CCR ViaOeste, atividades educativas serão realizadas nos municípios de Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Itapevi e Araçoiaba da Serra.

phototruckO Instituto CCR leva para a Região Oeste de São Paulo, por meio da CCR ViaOeste, o PhotoTruck, o primeiro caminhão com oficina de fotografia itinerante do Brasil. Entre hoje, 11, e 21 de setembro, o veículo percorrerá escolas de Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Itapevi e Araçoiaba da Serra. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura e levará oficinas, workshops e exposições conduzidos por educadores com o objetivo de promover conscientização, desenvolvimento social e artístico, despertando um novo olhar sobre o mundo.

O tema trabalhado este ano é o “Meu Brasil”, que visa estimular os alunos a despertarem um olhar crítico sobre a diversidade da cultura brasileira e a refletirem sobre a relação com o mundo em que vivem por meio das fotografias e legendas produzidas por eles. “Uma das melhores maneiras de estimular a consciência da criança é chamar a reflexão sobre o entorno onde ela está. Por meio  da fotografia, provocamos seu olhar e, consequentemente, este entendimento”, destaca Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da  CCR ViaOeste. Em uma viagem de 6 meses pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, atendidas pelo Instituto CCR, o PhotoTruck sensibilizará mais de 9 mil alunos e professores nas atividades.

A unidade móvel conta com uma câmera escura em que os participantes aprendem, na prática e brincando, como as imagens são formadas; uma cabine fotográfica para criar autorretratos, além de transportar brinquedos educativos, como caleidoscópios e taumatrópios (ou pirulitos óticos). Em cada município, os educadores do projeto visitam uma escola, centro comunitário ou praça pública, onde realizam dois dias de oficinas para 250 alunos.

phototruck 2A principal atividade envolve a produção de uma foto e uma legenda, criadas a partir de uma reflexão e discussão sobre um tema determinado. As imagens são feitas com o aplicativo de celular Camino, também desenvolvido com exclusividade para o projeto. Para encerrar a oficina, as imagens produzidas são impressas e os alunos e professores se reúnem e se mobilizam para organizar uma grande exposição de lambe-lambes nos muros da escola.

Em 2016, o Instituto CCR ajudou a levar o PhotoTruck a 43 cidades pelo Brasil a fora, rodando mais de 10 mil km, o equivalente a uma distância entre São Paulo e Berlim. Foram mais de 7500 alunos e 450 educadores atendidos.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Vargem Grande Paulista apresenta a 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A encenação da Paixão de Cristo 2024 mais uma vez encantou Vargem Grande Paulista pelo …

Skip to content