Home / Cotia / Plantio Global 2018 em Cotia

Plantio Global 2018 em Cotia

O Transition Towns Granja Viana, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária da Prefeitura de Cotia, promove o 1º Plantio Global no Município de Cotia, SP.

O Plantio Global é uma iniciativa comunitária e participativa, de caráter pedagógico, pela valorização das árvores e dos seus benefícios à humanidade e todas as formas de vida, pela experiência do plantio conectado ao mundo e as trocas de conhecimento que a coletividade proporciona.

O propósito desta iniciativa é sensibilizar e conscientizar a população por meio do plantio coletivo de árvores em diversos pontos do mundo, visando a preservação da natureza e reflexão sobre o impacto das nossas ações sobre a vida terrestre. Essa ação colabora na concretização de todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS*.

O evento acontecerá no Parque Teresa Maia, no dia 18 de Março, domingo, das 8h às 12h. O plantio se dará com espécies de mata ciliar, nativas da Mata Atlântica, como parte do Projeto de Recuperação da Nascente do Parque Teresa Maia.

A programação do Plantio Global conta com o preparo do terreno e plantio, piquenique sustentável, troca de sementes e distribuição de mudas nativas pela Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia. A sugestão é utilizar roupas confortáveis e tênis, repelentes, protetor solar, levar suas canequinhas e garrafas d’água para evitar a produção de resíduos e, quem tiver, traga ferramentas de jardinagem. Após o plantio, será realizado um piquenique sustentável comunitário. Leve seu lanche para compartilhar e confraternizar com todos os presentes!

Articulado pelo Transition Towns Granja Viana, a realização do Plantio Global também conta com o apoio da Associação Amigos do Parque CEMUCAM, Rotary Club Cotia Empresarial, Rotary Club Cotia Granja Viana e Colégio Sidarta. Com presença confirmada, o grupo do Passeio Ciclístico da Granja Viana, do Ciclotia, fará uma parada no parque, fortalecendo o evento. Será uma manhã voltada para famílias e interessados em participar de uma ação global, onde Cotia irá compor o mapa mundial de todas as ações, em que diversos municípios brasileiros e países do mundo irão plantar no mesmo dia e horário em prol de “Nossa Casa Comum” o planeta Terra.

O Transition Towns Granja Viana nasceu em 9 de Junho de 2009, e sua essência está em seu nome: Cidades em Transição. As iniciativas do Movimento pretendem implementar ações necessárias de curto, médio e longo prazo para enfrentar as Mudanças Climáticas e o Pico do Petróleo. Mas ele vai além: cultivar e fortificar a vida comunitária, ter uma vida mais sustentável, repensar a maneira de consumir, resgatar a sabedoria do passado, rever todos os processos! É uma grande mudança de paradigmas, de uma maneira bem interessante e leve: com alegria, prazer e diversão! O Transition cria, executa e celebra! Vamos renovar, refazer, repensar. E como uma grande teia otimista, ativa e criativa. Transition Granja Viana vem mudando a vida no bairro e nos tornando um grande exemplo de comunidade, aqui e no mundo! Conheça e participe! Maiores informações em transitiongranjaviana@gmail.com.

*Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Este evento foi articulado por Angélica Brückner – Eco-paisagista, sensibilizadora ambiental em escolas e comunidades -, e Fernanda Campos Luiz, Gestora Ambiental e Especialista em educação ambiental, membros do Transition Town Granja Viana.

Serviço- Plantio Global 2018 – Cotia SP
Dia 18/3/18 das 8h00 às 12h00
Parque Teresa Maia
Endereço: Rua Direita, 925- Cotia-SP
Maiores informações: plantioglobalcotia@gmail.com

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Outubro Rosa: Sábado (23/10) tem coleta de Papanicolaou sem agendamento

Até o fim do mês, exame pode ser feito em todas as UBS’s de Cotia …

Skip to content