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Poupatempo é bom ou ótimo para 99% dos usuários

Em 27 das 73 unidades, avaliação positiva foi de 100%

32798982966_8a2bbdb0d0_oO Poupatempo alcançou o maior índice de aprovação dos seus 20 anos de história na pesquisa anual de satisfação dos usuários que acaba de ser divulgada. A média de ótimo e bom foi de 99%, anunciou o governador Geraldo Alckmin, que classificou o Poupatempo como “um serviço campeão, reconhecido pela população pela excelência dos seus serviços”.

Segundo a pesquisa, 27 das 73 unidades do Poupatempo tiveram 100% de aprovação sobre a qualidade dos serviços. Uma delas foi o Poupatempo Luz, onde o governador esteve pessoalmente na manhã de sábado, 11, para cumprimentar os colaboradores.

A pesquisa foi feita entre os dias 21 e 26 de novembro do ano passado pela empresa de inteligência de mercado Praxian, criada por professores formados no programa de doutorado em Administração na USP e escolhida por meio de licitação pública. Foram entrevistados 8.497 usuários logo após o atendimento em 72 unidades fixas e uma móvel do Programa Poupatempo.

O governador destacou as inovações tecnológicas recentes do Poupatempo, como o aplicativo ‘SP Serviços’, os totens de autosserviço, a coleta biométrica e o ‘Poupinha’, o atendente virtual que está em testes no portal do Poupatempo. O atendente foi desenvolvido pela Nama, uma das empresas de tecnologias selecionadas no edital do Pitch Gov, iniciativa do Governo de São Paulo para buscar soluções inovadoras para serviços ao cidadão.
Em pesquisas anteriores, o Poupatempo já havia alcançado nota de 99% na pergunta sobre a aprovação do programa, mas é a primeira vez que o total dos que consideram o serviço bom ou ótimo atinge os 99%. Nos últimos três anos, o Poupatempo teve média de 97% de ótimo e bom, nota máxima obtida desde 2001, quando foi feito o primeiro levantamento sobre a imagem do programa entre os usuários.

Para o superintendente de Novos Projetos do Poupatempo, Ilídio Machado, o índice recorde de aprovação é fruto do investimento em novos canais de atendimento eletrônico e do agendamento, instituído para evitar que os usuários precisem esperar para serem atendidos.

Segundo a pesquisa, o tempo médio de espera para ser atendido no Poupatempo é de apenas cinco minutos e cinco segundos, considerando os principais serviços (IIRGD, Detran e Sert). O tempo mínimo registrado é de 1 minuto e quatro segundos, e o máximo de 21 minutos e 45 segundos.

Para 96% dos entrevistados, o atendimento não demorou, segundo a pesquisa com usuários. Na pesquisa anterior, em 2015, o porcentual foi de 92%. O total dos que acharam que o atendimento demorou caiu de 8% em 2015 para 4% em 2016. 57% dos usuários pesquisados disseram que não enfrentaram fila no atendimento. 39% disseram ter enfrentado fila pequena e apenas 4% declararam terem encontrado fila grande.

O objetivo da pesquisa anual é identificar o grau de satisfação da utilização de serviços e canais de informação do Poupatempo, programa criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas para facilitar a vida dos cidadãos.
Os serviços mais procurados pelos entrevistados nas visitas ao Poupatempo se mantém os mesmos dos últimos 2 anos: a emissão de RG (1ª e 2ª vias) mantém a liderança na procura com 30% dos entrevistados. Em seguida aparece a emissão do CRLV (Licenciamento de veículo) com 18%, serviços de CNH (Carteira de habilitação) com 17%.

Entre as frases que mais descrevem o Poupatempo, segundo os entrevistados, destacam-se as seguintes: “Tem funcionários bem treinados’; “Dá um bom atendimento ao usuário”; “Tem funcionários atenciosos”; “Tem poucas filas”; “Respeita o cidadão”; “É bem organizado”; “É um orgulho para São Paulo”.

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