Home / Carapicuíba / Prefeitura de Carapicuíba prepara Alojamento Emergencial para população de rua

Prefeitura de Carapicuíba prepara Alojamento Emergencial para população de rua

Neste momento de pandemia, pessoas em situação de rua podem ficar expostas ao coronavírus, sem condições de realizarem a higiene pessoal e medidas de prevenção da doença. Pensando nisso, a Prefeitura de Carapicuíba tem realizado diversas iniciativas para proteger a saúde dessas pessoas. A mais recente novidade é o Alojamento Emergencial para a população de rua.

Com previsão de entrega para este mês de agosto, o equipamento está sendo preparado pelas equipes da Prefeitura. A população de rua terá à disposição um ambiente com estrutura adequada, para que possam dormir durante a noite, no horário das 19 às 7 horas, todos os dias da semana. Localizado na Av. General Teixeira Lott, o Alojamento Emergencial contará com 100 vagas (camas) por noite, armário para pertences, banheiros com chuveiro e itens de higiene pessoal. Também serão servidas as refeições do café da manhã e jantar.

Além disso, o local terá equipe completa, com profissionais das áreas de segurança, recepção, psicólogos, cuidadores e assistentes sociais. Tudo para a garantia de um atendimento completo e de qualidade, seguindo todas as recomendações de prevenção contra a Covid-19. Para facilitar o acesso ao Alojamento, a Secretaria de Assistência Social fará busca ativa com um automóvel, em pontos de maior circulação da cidade. O Alojamento Emergencial estará à disposição da população de rua até dezembro deste ano, podendo ser prorrogado.

Atenção e cuidado a pessoas em situação de rua

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Carapicuíba realiza ações de proteção à população de rua.  No mês de março, por exemplo, foram construídos dois lavatórios comunitários no Calçadão da cidade, localizados próximos ao banco Itaú e Banco do Brasil. Os lavatórios funcionam todos os dias da semana e contam com três torneiras cada.

Para oferecer assistência em tempo integral, o horário de atendimento do Centro POP foi expandido. O equipamento público de assistência a pessoas em situação de rua atende todos os dias da semana, das 7 às 17 horas. Oferece local para banho e itens de higiene pessoal, gratuidade no Bom Prato, doação de roupas e calçados, encaminhamentos médicos, documentos, e ainda conta com equipe capacitada – psicólogos e assistentes sociais.

O Centro POP também distribui máscaras caseiras e orienta diariamente a população de rua sobre medidas de prevenção contra a Covid-19, como evitar levar as mãos ao rosto, devida higienização das mãos, usar máscara de proteção facial, evitar aglomerações e, caso sintam-se doentes, procurar uma unidade de saúde próxima, entre outras recomendações.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Carapicuíba realiza drive-thru para testagem de coronavírus

A Prefeitura de Carapicuíba realiza drive-thru para testagem de coronavírus em pessoas a partir de …