Home / Cotia / Prefeitura de Carapicuíba sanciona lei sobre critérios de instalação de cooperativas de recicláveis
Prefeitura de Carapicuíba sanciona lei sobre critérios de instalação de cooperativas de recicláveis

Prefeitura de Carapicuíba sanciona lei sobre critérios de instalação de cooperativas de recicláveis

Foi sancionada a Lei nº 3.840/2022, que “estabelece normas e critérios para incubação, instalação e fomento às Cooperativas de Recicláveis no Município de Carapicuíba e dá outras providências”.

Entende-se por Cooperativa de Recicláveis o processo em que pessoas cooperadas recebem, separam, embalam e vendem resíduos recicláveis. O armazenamento e destinação desses resíduos serão realizados respeitando as normas ambientais e de vigilância sanitária e serão de responsabilidade das cooperativas.

A incubação será realizada por entidades, empresas e outras instituições capacitadas para tal fim, mediante cadastro e convênio estabelecido com a Prefeitura de Carapicuíba. O processo deverá levar em conta orientações sobre a gestão completa dos resíduos, além de projetos de logística reversa e destinação adequada dos mais diversos tipos de materiais recicláveis.

Ficam as entidades, empresas e instituições interessadas na incubação das Cooperativas de Recicláveis, responsáveis pela oferta de ações de orientação e incentivo à reciclagem à população carapicuibana, tais como confecção e distribuição de materiais informativos, promoção de palestras educativas e criação de conteúdos online.

O estímulo às cooperativas de recicláveis ocorre com o intuito de gerar trabalho e renda, formar novos empreendedores e também devido a necessidade da gestão adequada dos materiais recicláveis sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

Ecopontos

Lembramos que a cidade conta com seis Ecopontos para descarte correto de entulho, móveis velhos, madeiras e pneus, além de disponibilizar o WhatsApp Denúncia (11) 94126-4022.

As regionais funcionam de segunda à sexta, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas. Já o horário de recebimento de materiais é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30 e sábado, das 8h30 às 11h30.

Confira os endereços:

– Ecoponto Jandaia – Estrada do Gopiúva, 1.557 – Pq. Jandaia

– Ecoponto Santa Brígida – Rua Peruíbe, 4 – Telefone: 4186-2668

– Ecoponto Veloso – Avenida Jatobá, 576 – Telefone: 4167-6806

– Ecoponto e Regional Cohab – Avenida Brasil, 292 – Telefone: 4184-1179

– Ecoponto Aldeia – Rua José Ailton de Camargo, 75 – Telefone: 4184-3867

– Ecoponto Ariston – Av. Comendador Dante Carraro, 333 – Telefone: 4183-6864

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 17/04 tem audiência pública na Câmara sobre o Plano Diretor elaborado pela Prefeitura

Na quarta-feira (17 de abril de 2024), a partir das 10h, acontece uma audiência pública …

Skip to content