Home / Cotia / Prefeitura de Cotia lança o inédito ‘Projeto Emagrecer Certo’
pessoas reunidas para ouvir sobre o projeto Emagrecer Certo

Prefeitura de Cotia lança o inédito ‘Projeto Emagrecer Certo’

Um grupo de pacientes com sobrepeso e obesidade será acompanhado por equipe multidisciplinar da Policlínica

pessoas reunidas para ouvir sobre o projeto Emagrecer CertoEstar no peso ideal vai além de estética. É saúde, qualidade de vida, bem-estar. E para ajudar pessoas com excesso de peso a conquistarem a saúde ideal, a Prefeitura de Cotia lançou o inédito Projeto Emagrecer Certo, nesta quinta-feira (14/06), na Policlínica do Portão. Um grupo de pacientes com sobrepeso, obesidade graus I, II e III, encaminhados por médicos da Policlínica, formaram um grupo terapêutico com vistas à perda de peso e promoção da saúde e autoestima.

O projeto vai atender até 50 pacientes nesta primeira edição, e tem previsão de durar pelo menos seis meses. “Nesse período, teremos encontros semanais com palestras, aferição de pressão arterial, glicemia, pesagem, circunferência abdominal e Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações e promoção à saúde”, disse Soraya Fernandes Moraes, enfermeira que coordena o projeto.

Entre os profissionais que acompanharão os pacientes estão enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionista, endocrinologista, educador físico, além de psicólogo e terapeuta. A Secretaria de Saúde de Cotia tem ainda parceria com a Faculdade Mario Schenberg que garante a participação de fisioterapeutas na equipe multidisciplinar.

decoração do evento de apresentação do projeto Emagrecer Certo“Fui convidada pela Soraya para participar deste projeto e fiquei muito feliz, pois é uma iniciativa pioneira em nossa rede de saúde que vai ajuda-los a conquistar o peso ideal, a autoestima e a serem felizes com muita saúde”, disse Ângela Maluf, secretária adjunta de Saúde.

Entre os pacientes que confirmaram participação no Emagrecer Certo está Lucivani Cordeiro de Souza, de 49 anos. Ela mora no Recanto dos Victors, faz acompanhamento com endocrinologista da Policlínica e está com 103Kg, distribuídos em 1,72m de altura. O peso bem acima do ideal causa bastante desconforto. “Sinto muitas dores nas pernas, cansaço e a minha autoestima está lá embaixo”, comentou. “Estou muito confiante de que vou conseguir perder pelo menos 40kg. Vou me disciplinar para conseguir tirar o melhor proveito de todo este trabalho”, completou Lucivani.

pessoas reunidas para ouvir sobre o projeto Emagrecer CertoComo funciona o Projeto Emagrecer Certo
Um grupo de pacientes encaminhados por médicos da Policlínica se encontrará, toda quinta-feira, com uma equipe multidisciplinar para acompanhamento do peso, IMC, pressão arterial e glicemia. Na sequência, acompanharão palestras com nutricionistas, psicólogos, terapeutas e outros profissionais. O projeto também prevê a realização de um programa de atividade física preparado por um educador físico.

No momento da inscrição, os participantes assinaram um termo de compromisso que exige, entre outros, assiduidade aos encontros. Faltas injustificadas, por exemplo, levam à perda da vaga no grupo.

Fotos: Vagner Santos

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cotia celebra Semana de Conscientização do Turismo com ações para a comunidade

Entre os dias 21 e 27 de setembro, Cotia celebra a Semana de Conscientização do …

Skip to content