Home / São Roque / Prefeitura de São Roque aderiu aos programas “Pró Município” e “E-Muove”

Prefeitura de São Roque aderiu aos programas “Pró Município” e “E-Muove”

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Márcio França, lançou nesta terça-feira (06/02), na sede da Pasta, o portal www.plataformadosmunicipios.com.br , que conta com duas plataformas: a “Pró Municípios” desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a “E-Muove”. Os sistemas oferecem informações, indicadores, atendimentos e diversas tecnologias voltadas ao apoio, planejamento e gestão de políticas públicas das cidades.

O prefeito Claudio Góes esteve presente, acompanhado do Diretor de Informática, Isaias Gomes e do Diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcio Feltrin para assinatura do termo de adesão aos programas “Pró Municípios” e “E-Muove”.

O objetivo do “Pró Municipios” é transferir o conhecimento dos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aos gestores municipais, de modo descomplicado, além de capacitar equipes em diversos temas, apoiar iniciativas de planejamento, gestão e execução de políticas públicas, nas decisões ligadas às compras e licitações.

Nesta primeira etapa, a SDECTI contratou o IPT para prestação de serviços, por meio da ”Pró Municípios”, a um grupo piloto de 100 cidades que serão beneficiadas pelos programas.

A “E-Muove” será oferecida aos 645 municípios paulistas gratuitamente, no período de um ano.  A plataforma desenvolvida pela Muove Brasil é uma ferramenta de inteligência que auxilia gestores públicos e técnicos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável de suas cidades. Com a junção entre o conhecimento de especialistas em administração pública e a alta tecnologia em análise de dados, a plataforma ajuda o gestor na maximização de arrecadação, otimização de despesas e na qualificação da implementação de políticas públicas. O sistema permite ainda que os usuários tenham acesso a diversas informações que irão auxiliá-los na identificação de ineficiências relacionadas à educação, saúde e finanças públicas, além de indicadores institucionais e demográficos.

De acordo com França, as plataformas serão grandes aliadas no processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. “Administrar as cidades com recursos enxutos não é uma tarefa simples. Nossa meta é oferecer ao gestor o suporte necessário para a tomada de decisões que contribuam com as políticas públicas, e dessa forma, melhorar a qualidade de vida da população. O novo portal disponibilizará, além de informações, o suporte técnico do IPT, que conta com os melhores profissionais do Brasil, e capacitações para a elaboração de ações bem-sucedidas”, ressalta.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

mulher usano um notebook em uma mesa

Inscrições abertas para curso de aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Paula Souza

Programa gratuito de pós-graduação do CPS em parceria com o MEC oferece 160 vagas para …