Últimas notícias
Home / Cotia / Prevenção do câncer é tema de palestra do Projeto Emagrecer Certo

Prevenção do câncer é tema de palestra do Projeto Emagrecer Certo

mulheres caminham por cotia contra o câncerPegando uma carona com o Movimento Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio do Projeto Emagrecer Certo, realizou duas palestras especiais sobre Câncer de Mama, nesta quinta-feira (4/11). A equipe de enfermagem falou sobre sintomas e sinais da doença, diagnóstico precoce. Já a equipe de nutrição abordou os alimentos que ajudam a prevenir e combater a doença. A programação contou ainda com caminhada de cerca de dois quilômetros e atividades físicas sob a orientação de uma instrutora de Yoga.

O Projeto Emagrecer Certo atende pacientes acompanhados na Policlínica do Portão com histórico de obesidade e sobrepeso associados a doenças como colesterol, hipertensão, diabetes, entre outras, em encontros semanais, com uma equipe multidisciplinar, na própria Policlínica. A primeira atividade da semana foi a caminhada seguida da oficina de Yoga. Foram ensinadas técnicas de relaxamento, respiração para controlar a ansiedade, crises de pânico e alguns exercícios de alongamento que auxiliam no bem-estar. Durante a oficina, instrutora Nádia Moraes, que também é artista circense e professora de palhaço, destacou a necessidade de manter o equilíbrio emocional. “Estudos científicos mostram que rir, ser feliz, pensar positivo ajudam na cura de doenças. Em situações adversas, respirem fundo, relaxem, sorriam e tudo ficará mais fácil”, disse.

mulheres praticam yoga em cotiaDe volta à Policlínica, os pacientes acompanharam as palestras. “O Outubro Rosa nos traz a possibilidade de darmos luz ao problema do Câncer de Mama que é o tipo que mais mata mulheres. Mas a prevenção é diária, os exames precisam estar em dia, as mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e sempre procurar orientação médica”, disse a enfermeira Soraya Fernandes, coordenadora do Projeto.

A última palestra foi com a nutricionista Silvana Olores sobre alimentos que previnem o Câncer. “Importante destacar que nenhum alimento sozinho será capaz de evitar o Câncer, é preciso combinar alimentos saudáveis, ter uma vida regrada, fazer atividades físicas. Ainda com todos estes cuidados algumas pessoas desenvolvem a doença e, neste caso, a qualidade do que se come ajudará no combate”, destacou. Entre os alimentos apresentados pela nutricionista estiveram couve-flor, repolho de Bruxelas, tomate, escarola, rabanete, repolho roxo, feijões, ervilha, lentilha, cereais, frutas vermelhas.

mulheres praticam yoga em cotiaO casal Jair Carriel (63 anos) e Ana Maria Carriel (64 anos) participam do grupo e comemoram os resultados. “Nós dois temos diabetes e, desde que mudamos a nossa alimentação percebemos o controle, inclusive da pressão arterial”, disse Ana. O marido também está satisfeito. “Em menos de dois meses, perdi dois quilos”, garantiu Jair. “Tenho me sentido melhor e a minha mulher também, porque estou roncando menos”, brincou Jair.

Fotos: Divulgação

mulheres de rosa posam para foto

palestrante aponta informações em telão

palestrante falando com participantes

mulheres de rosa posam para foto

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

quatro guardas civis, sendo uma agente feminina, posam para foto ao lado de viatura diante da delegacia da Granja Viana

GCM prende dois acusados de tráfico no bairro Rio Cotia

Durante patrulhamento pelo bairro Rio Cotia, a Guarda Civil Municipal de Cotia suspeitou da atitude …