Home / Carapicuíba / Professora Sônia: “Comprometo-me a rediscutir o plano diretor de Carapicuíba para a Granja Viana”

Professora Sônia: “Comprometo-me a rediscutir o plano diretor de Carapicuíba para a Granja Viana”

Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes

Professora Sônia
A candidata Professora Sônia (PRB)

A vereadora e candidata a prefeita de Carapicuíba Professora Sônia (PRB) esteve na noite da última quarta-feira (24/8) na Granja Viana para conversar com representantes de associações de moradores da parte carapicuibana do bairro. O encontro foi organizado pela União das Associações da Granja Viana – Carapicuíba (UAGV-C) e é o primeiro de uma série de conversas que a entidade promoverá com os candidatos à prefeitura do município.

Além da candidata, compareceram também seu candidato a vice, Dr. Saraiva (PMB); e seu coordenador de campanha e colega vereador Alexandre Pimentel (PCdoB). As alianças da vereadora para esta eleição incluem ainda os partidos PSL, PDT e PTC, formando, assim, a coligação “Vida Nova Para Carapicuíba”. O Granja News acompanhou o encontro com exclusividade.

Como não poderia deixar de ser, o primeiro assunto a ser tratado com a candidata foram as recentes prisões de vereadores de Carapicuíba, resultantes da Operação Pasta Vazia, que investiga supostas fraudes na contratação de servidores municipais sem concurso público. Sônia se disse a favor das investigações e da justiça: “Tem que apurar os fatos. Para mim é importante julgar e se for culpado, punir; se não for, que se retrate”. Ela também disse que considera que as prisões afetarão negativamente as eleições municipais. “Vai ter bastante abstenção”.

Sônia se disse a vereadora mais votada da história de Carapicuíba nas eleições de 2012 e afirmou ter entrado na política “após acompanhar mandos e desmandos das administrações”. Segundo ela, sentiu na pele o que é não ter creche para os quatro filhos. Os mais velhos cuidavam dos mais novos.

Sobre o panorama da cidade hoje, ela aponta a falta de mão de obra especializada como um problema. “Quanto tem, a maioria vai trabalhar em Alphaville, São Paulo e Osasco. Carapicuíba não tem empresas”, diz a candidata. Ela também reconhece que a situação do município não permite grandes planos de ampliação. “Temos que administrar o que temos. A saúde, por exemplo, precisa ser informatizada para as informações serem mais ágeis, para os remédios serem repostos mais rapidamente”, explica.

Quando um dos representantes comentou o horário limitado de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, Sônia disse que o ideal é ampliar tais horários para atender à população trabalhadora, e fez daquilo um compromisso de campanha.

Falando mais especificamente da Granja Viana, a vereadora se comprometeu a fazer com que os altos impostos pagos no bairro sejam revertidos em benefícios para a região. Questionada sobre o plano diretor da cidade, cujo processo de revisão ignorou os anseios da comunidade granjeira, a professora fez uma promessa ousada: “Podemos fazer uma nova discussão do plano diretor, fazer as emendas que forem necessárias, democraticamente. Eu me comprometo a rediscutir o plano diretor para a Granja Viana”, disse.

O candidato Dr. Saraiva (PMB)
O candidato a vice Dr. Saraiva (PMB)

Outro comprometimento da candidata foi a tão aguardada criação da via que ligaria a Avenida São Camilo à Avenida José Giorgi em Cotia, algo previsto desde a implantação do Alphaville Granja Vianna, mas que nunca saiu do papel. Alexandre, contudo, lembrou que será uma obra sofisticada. “Ali tem nascente, tem mata, tem que ser uma obra muito arrojada. Mas não tem outra saída”, disse.

Segundo ela, as ocupações irregulares como as que ocorreram na Granja em 2014 não ocorrem somente na região da Fazendinha, mas também no Parque dos Paturis. “Para mim, isso é má gestão. Aconteceu porque a prefeitura não acompanhou a questão”, diz a vereadora.

Outro assunto que não poderia faltar é o empreendimento planejado para o final da Estrada da Fazendinha, que pretende trazer mais de 5 mil apartamentos para a região. Tanto a candidata quanto o vereador Alexandre foram enfáticos em afirmar que tal empreendimento foge totalmente ao plano diretor para a área. “É uma obra natimorta”, disse o vereador.

Finalizando sua fala, Sônia disse que quer estar bem próxima da Granja Viana. “Vou ser prefeita, acredito que estou preparada, sei das dificuldades e quero estar bem próxima de vocês”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Carapicuíba reabre Centro de Testagem e atende 1.200 pessoas no primeiro dia

Foto: Divulgação Visando adequar os atendimentos em saúde pública e atender à demanda, a prefeitura …

Skip to content