Home / Cultura / Quatro exposições simultâneas e gratuitas fazem do Raposo Shopping um Centro Cultural

Quatro exposições simultâneas e gratuitas fazem do Raposo Shopping um Centro Cultural

Há muito tempo os shoppings já não são mais os mesmos. Antes conhecidos como locais exclusivos para consumo, hoje são verdadeiros espaços de conveniência, convivência e lazer. Com esse propósito, o Raposo Shopping mantem uma programação intensa de eventos e atrações gratuitas para o público. Um dos destaques têm sido as exposições!

Só neste início de ano o Shopping traz três exibições com temáticas diversas. Para Yarina Pietro, esse tipo de ação reafirma o compromisso do Shopping em estar integrado à comunidade na qual ele está inserido, agregando valor à população. “São atrações gratuitas que trazem novas informações, conhecimento e referências para o nosso público, além de ser uma opção de lazer e entretenimento às famílias. É mais uma forma de promover o acesso à cultura, assim como o Teatro Raposo – Sala Irene Ravache vem fazendo desde a sua chegada”.

Até o dia 31 de março, a trajetória peculiar de quem participa da saga de transformar o cerrado no celeiro do mundo está em evidência, com a exposição “Desbravadores – Orgulho por contribuir com a alimentação do mundo”, idealizada pela Cultura Sustentável, com patrocínio da Áster Máquinas. São 32 fotos artísticas de Mario Friedlander, com legendas poéticas, frutos de mais de 2 anos de pesquisas e viagens pela trajetória peculiar dos produtores rurais brasileiros, mesclando fotos de pecuária e áreas de preservação.

O trabalho também resultou em um livro homônimo elaborado por João Lucidio, com prefácio de Paulo Hermann, presidente da John Deere no Brasil. O texto é rico em detalhes históricos e contemporiza a agricultura desde o período colonial até as questões atuais voltadas à sustentabilidade. O projeto remete à história de homens e mulheres que participaram da saga para transformar o cerrado no “celeiro do mundo” e trazer a agricultura para os patamares de produtividade e sustentabilidade que conhecemos hoje.

Já a Exposição “Verdade, benevolência e tolerância” não deixa ninguém ficar indiferente. As 22 pinturas realistas que compõem a mostra tratam sobre a prática de meditação chinesa – Falun Dafa – e retratam a crueldade da perseguição que a mesma sofre na China, há 17 anos. Promovida pela Associação Falun Dafa no Brasil, a exposição já passou por mais de 80 países e 500 cidades e fic ano Shopping até o dia 31 de março. Ela está organizada em três temas: harmonia, adversidade e resistência pacífica. A primeira simboliza os sete primeiros anos de existência da prática, de 1992 a 1999, quando ela ainda podia ser exercida livremente. As demais seções simbolizam o início da perseguição, com a expressão de toda a dor e sofrimento por ela causados e que se perpetua até os dias de hoje. Seus seguidores resistem pacificamente à opressão e tentam esclarecer para o mundo a realidade cruel vivida em seu país de origem.

As pinturas foram realizadas por praticantes da Falun Dafa, também conhecida como Falun Gong, e expressam um pouco de suas crenças, medos e a triste realidade da perseguição a 100 milhões de chineses praticantes. Milhares foram presos, torturados e mortos em campos de trabalho forçado, além de perderam amigos e familiares. Para a gerente de marketing do Shopping, Yarina Pietro, “essa é mais uma oportunidade de refletir e conhecer a beleza dos traços realistas, a sensibilidade das cenas de paz e equilíbrio, e a angústia causada pelas cenas de torturas, mortes e dissolução de famílias, que se misturam em uma exposição intrigante, que chama a atenção para valores como respeito, liberdade, moralidade e dignidade humana. É uma forma de relembrarmos a importância da preservação de tais valores”.

Para quem gosta de moda e suas conexões com a sociedade, a escola de moda Sigbol Fashion a exposição “História da Moda – Novelas”, que está no piso Raposo. São 34 miniaturas de peças confeccionadas pelos alunos, inspiradas em personagens das telenovelas que marcaram as últimas décadas. Caminho das Índias, Escrava Isaura e Roque Santero são algumas das telenovelas homenageadas.

E as crianças conhecem um pouco mais sobre o escotismo em uma exposição, instalada no piso Raposo. Também com entrada gratuita, a mostra conta a história e as curiosidades do Movimento Escoteiro, até o dia 31 de abril.

Serviço: Exposição “Desbravadores – Orgulho por contribuir com a alimentação do mundo”
Quando: Até 31/03
Onde: piso Raposo do Raposo Shopping
Classificação: livre
Quanto: gratuita

Exposição “Arte, benevolência e tolerância”
Quando: Até 31/03
Onde: piso São Paulo do Raposo Shopping (Rod. Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo/SP)
Classificação: livre
Quanto: gratuito

Exposição “História da Moda – Novelas”
Quando: Até 9 de abril
Onde: piso Raposo do Raposo Shopping
Classificação: livre
Quanto: gratuito

O Raposo Shopping fica na Rod. Raposo Tavares, km 14,5 – São Paulo/SP.

Mais informações: www.rapososhopping.com.br ou pelo telefone (11) 3732-5000.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Domingo (12/12) tem Festival Cotia Agonia III a partir das 14h

Foto: Divulgação Está marcado para domingo (12/12), a partir das 14h, o Festival Cotia Agonia …

Skip to content