Home / Cotia / “Requalificação profissional pode abrir novas frentes de trabalho na pandemia”, diz Fernando Jão de Cotia

“Requalificação profissional pode abrir novas frentes de trabalho na pandemia”, diz Fernando Jão de Cotia

Secretário de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Cotia afirma que momento é de diálogo com entidades, faculdades e governo, em busca de parcerias para promover empregabilidade no município

Foto: Divulgação

À frente da Secretaria de Indústria, Comércio e Empreendedorismo de Cotia desde janeiro, Fernando Libman Nascimento, o Fernando Jão, diz que o momento é de buscar parcerias a fim de capacitar e requalificar a mão de obra local, diante de um cenário de pandemia. “2020 foi um ano desafiador, de aprendizado e ainda estamos nesse processo. Muitas pessoas têm buscado se atualizar dentro de sua própria profissão ou buscar uma nova oportunidade, pelo quadro de desemprego grave. Neste sentido, estamos buscando parcerias com entidades, faculdades e governo do Estado para fazer essa ponte com o público-alvo, que é o morador da cidade que precisa desse impulso ou para mudar de área ou para se aperfeiçoar na sua, já que há novos modelos de trabalho, como é hoje o home office”, ressalta o secretário.

Para exemplificar o novo momento, Jão participou de reunião na terça-feira (22), com Thiago Alexandre, do Sebrae unidade Cotia, e Guilherme Correia, da FGV, em busca de parcerias que tragam qualificação e empregabilidade à Cotia. Uma semana antes, ele já havia alinhado projetos futuros com o diretor das Faculdades Integradas Rio Branco Granja Vianna, José Maria de Souza Jr. “Os pequenos e médios negócios precisam ter essa expertise e suporte do Sebrae para construírem empresas bem estruturadas. Vamos em busca de pessoas e entidades que acreditam no potencial de nossa cidade e nossa gente”, afirma.

Em outra frente, Fernando Jão tem o aval do prefeito de Cotia, Rogério Franco, para criar um pacote de incentivos fiscais que visem a atração e instalação de mais empresas no município. “Não é algo fácil, porque passa pela criação de leis que podem oferecer descontos em impostos, portanto, há que ter uma discussão com a Câmara, mas pretendo usar essa experiência que tive como vereador, juntamente com a força do governo do prefeito, para avançar nesta questão”, avalia.

Negócio Aberto
Recentemente, a pasta lançou o Programa Negócio Aberto, que facilita o apoio às pequenas e médias empresas. “Montamos um balcão de atendimento no Shopping Granja Vianna, no Estacionamento G1. A ideia é que empresários possam ter um diálogo ágil e transparente com a gestão”, avalia. Pelo número do CNPJ, será possível consultar a situação da empresa e saber formas de ficar sem débitos com a prefeitura, se for o caso. A pasta atualiza os dados do número de empresas no município, que em 2019 eram cerca de 75 mil.
Jão ressalta que a secretaria desenvolve um sistema inteligente de gestão para que as visitas aos negócios, indústrias e comércios tenham um acompanhamento digital. “Queremos ser eficientes, ágeis e dar esse suporte para quem escolheu Cotia para estabelecer seu negócio. É uma contrapartida importante da gestão e vamos oferecê-la. É um ganho enorme para a fiscalização, pois possibilita uma maior celeridade aos trabalhos e nos dá mais elementos para implementarmos ações para esse público. O sistema é totalmente informatizado trazendo modernidade e transparência para o município”, argumenta.

Mobiliário Urbano
O secretário também antecipou que Cotia terá “cara nova”, com a implementação de mobiliários urbanos, que vão possibilitar mudanças estruturais para repaginar a paisagem urbana da cidade e oferecer melhores condições e serviços aos munícipes e visitantes, modernizando e padronizando os itens de uso público do município.

Incubadora municipal
Entre os projetos que devem sair no papel ainda esse ano, o secretário cita o programa Incubadora de Negócios. “Nosso objetivo é criar uma espécie de startup municipal para prestar consultorias de diversos temas, entre eles jurídico, marketing, fiscal, administrativo, entre outros, para fomentar negócios e auxiliar os primeiros passos da instalação dessas empresas na cidade”.

Experiência
Advogado e empresário, Fernando Jão diz que foi convidado a integrar a equipe do prefeito de Cotia, Rogério Franco, após dois mandatos como vereador do município. “Eu já havia participado da gestão como Secretário da Juventude, no primeiro mandato. O prefeito quer ver uma cidade mais moderna, com uma política de atração de empresas que tenha forte sinergia com os empresários, enfim, uma Cotia inovadora em todos os aspectos, e estamos trabalhando nesse sentido. Tenho seu total apoio para transformar a cidade em um polo de atração para novas empresas, e consequentemente, mais oportunidades de empregos para quem vive em Cotia”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Câmara Municipal de Cotia aprova ampliação do Programa de Incentivo ao Trabalho

Projeto de Lei nº 24/2021, que inclui mães de alunos da rede municipal no PTACIT, …