Além de aplicaram as doses na faixa etária prevista no Calendário Nacional de Vacinação, toda a população, que não tenha como comprovar que já se imunizou, deverá receber a vacina
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou a vacinação contra o sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As doses são aplicadas em pessoas de todas as idades, a partir de 6 meses, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h [confira abaixo].
O sarampo é uma doença infecciosa e febril caracterizada por erupção de manchas vermelhas na pele, conjuntivite e coriza. Pessoas de todas as idades, sem imunização, podem ser contaminadas por esta doença que é grave, especialmente para crianças podendo levar a óbito. A melhor forma de prevenção é a vacina. O Sarampo é altamente contagioso e se espalha pelo ar, por meio de gotículas expelidas durante espirro, tosse e fala.
“Em 2019, o Brasil perdeu o Certificado de Eliminação do Sarampo concedido ao país pela Organização Mundial da Saúde, em 2016. É muito triste vermos o Sarampo de volta, depois de anos erradicado. Apesar dos casos suspeitos, em Cotia, não tivemos nenhum caso confirmado no último ano, mas sem vacina, as pessoas ficam mais expostas a se contaminarem”, alertou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Quem deve se vacinar contra o Sarampo?
· Crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias: receber a dose zero da vacina. Dose de intensificação.
· Crianças de 1 ano: receber a 1ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)
· Crianças de 1 ano e 3 meses: receber 2ª dose (conforme Calendário Nacional de Vacinação)
· Pessoas até 29 anos e profissionais de saúde independentemente da idade: caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber duas doses da vacina com intervalo de 30 dias.
· Pessoas de 30 a 59 anos: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.
· Pessoas com 60 anos ou mais: Caso não tenha sido vacinado ou não tenha como comprovar que se vacinou, deve receber uma dose da vacina.
Há alguma contraindicação para a vacina?
· Gestantes, pessoas com imunidade baixa por doença ou uso de medicação, crianças e adultos com HIV (aids).
Onde se vacinar?
· Na Unidade Básica de Saúde mais próxima. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O que é preciso levar?
· Documento oficial com foto e caderneta de vacina da criança (obrigatório).