Home / Trânsito e transportes / Total de motoristas fiscalizados cresce, mas autuações por alcoolemia caem neste Carnaval

Total de motoristas fiscalizados cresce, mas autuações por alcoolemia caem neste Carnaval

Neste Carnaval, o número de motoristas fiscalizados durante as blitze do Programa Direção Segura –ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção– foi 21% maior do que no Carnaval de 2016. Ao todo, no Estado, 2.185 condutores foram abordados neste Carnaval. No ano passado, foram 1.798.

Mesmo com a intensificação na aplicação dos testes, o número de motoristas autuados por combinar direção e bebida diminuiu mais de 30%. Em 2017, 126 condutores foram autuados, ante 185 em 2016.

Além disso, os condutores demonstraram ter ingerido uma menor quantidade de bebida alcoólica. Foram registrados 63% menos crimes de trânsito, que é quando o condutor apresenta mais de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. Em 2016, 33 motoristas foram autuados por crime de trânsito. No Carnaval de 2017, foram 12.

“É muito gratificante ver em números que estamos no caminho certo. Acreditamos que esse resultado positivo se deve à soma das ações de fiscalização e de educação para o trânsito. Cada vez estamos unindo mais esforços, por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, para reforçar a conscientização dos nossos motoristas”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

As blitze do Programa Direção Segura ocorreram entre os dias 24 e 28 de fevereiro, nas cidades de: Campinas, Guarujá, Guarulhos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo. Estavam previstas operações para Ribeirão Preto e Santos, mas elas tiveram de ser canceladas por causa das fortes chuvas que atingiram esses municípios nos dias programados para as ações.

Os motoristas autuados por embriaguez ao volante ou por recusa ao teste do bafômetro têm de pagar multa de R$ 2.934,70 e respondem a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se voltarem a cometer a mesma infração dentro de um ano, o valor da multa é dobrado.

Campanha educativa de Carnaval – Além das operações com caráter de fiscalização, neste ano, o Detran.SP promoveu a campanha “No Carnaval você pode virar o que quiser, só não vire estatística”, lançada em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Segundo estimativas do Detran.SP, até o último dia de Carnaval, 28 de fevereiro, a mensagem chegou a cerca de 13 milhões de pessoas em todo o Estado. O alerta foi difundido por meio de diversas plataformas, como o Facebook, Waze, supermercados, anúncios em rádios, nos trens do Metrô, jingles transmitidos no Spotify, além de ações no Sambódromo do Anhembi e nos blocos de rua durante o Carnaval da capital.

Além disso, as blitze do Programa Direção Segura desse Carnaval tiveram uma novidade. Também em parceira com a Artesp, foram disponibilizados óculos de realidade virtual que simulavam o efeito do álcool ao combinar bebida e direção. Todos os motoristas que passaram pelas blitze puderam utilizar esses óculos, que se chamam Rodovírtua.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

CCR ViaOeste e CCR RodoAnel promovem ações educativas na Semana Nacional de Trânsito

Campanhas serão realizadas pelas duas concessionárias de 18 a 25 de setembro em diversas cidades …

Skip to content