Home / Carapicuíba / Tradicional Festa da Santa Cruz acontece em Carapicuíba

Tradicional Festa da Santa Cruz acontece em Carapicuíba

De 2 a 4 de maio, acontece mais uma edição da Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba. O evento integra o calendário cultural do município desde 1954, e tem suas origens no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa dos padres jesuítas.

Organizada pela Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Comunidade Santa Catarina e dos festeiros, a Festa de Santa Cruz é o evento mais tradicional do município, e acontece há mais de 300 anos.

A Dança de Santa Cruz tem aspectos peculiares. Inicialmente, os violeiros, cantadores e dançantes, reúnem-se em frente à Igreja de Santa Catarina e ao pátio Cruzeiro para saudarem o templo e a Santa Cruz. Na seqüência é feita uma saudação em forma de cantoria em roda, e em seguida, a saudação é repetida na frente de todas as cruzes enfeitadas nas casas do quadrilátero que forma a Praça da Aldeia.

Tradição

A festa mobilizava moradores e famílias de vários pontos da Grande São Paulo que vinham de carroças, carros de boi e automóveis, e se juntavam para ceias coletivas, cada um trazendo uma parte dos alimentos e bebidas que eram consumidos em meio a rodas de viola, catiras, leilões no pátio, cirandas e outros folguedos folclóricos. Com os novos tempos e a consequente urbanização da Aldeia, a festa foi se tornando cada vez mais pública, tornando-se parte do calendário oficial da cidade e a prefeitura  assumiu muitas funções antes relegadas somente às famílias e aos festeiros.

A Dança de Santa Cruz tem aspectos peculiares. Inicialmente, os violeiros, cantadores e dançantes, reúnem-se em frente à Igreja de Santa Catarina e ao pátio Cruzeiro para saudarem o templo e a Santa Cruz. Na senciência é feita uma saudação em forma de cantoria em roda, e em seguida, a saudação é repetida na frente de todas as cruzes enfeitadas nas casas do quadrilátero que forma a Praça da Aldeia.

A Zagaia, que encerra a festa, é uma variação, com maior influência indígena, da dança, da música e do cântico, caracterizada por uma grande roda em frente à capela. Durante os dias da festa, os festeiros, providenciam lanches, almoços, canjas e gemadas.

Os festeiros participam durante os quatro dias, de 1 a 4 de maio. O primeiro dia é marcado pela apresentação de grupos e artistas que tocam e cantam música de raiz. No segundo, acontece o tradicional levantamento do mastro, dando início à Dança de Santa Cruz, que segue por três dias consecutivos.

Segundo estudo feito pela Secretaria de Cultura e Turismo de Carapicuíba, a festa é única no mundo, haja vista a relevância histórica e os elementos culturais que a compõem.

Serviço:

Festa da Santa Cruz nos dias  2, 3 e 4 de maio de 2015

Local: Aldeia Jesuítica de Carapicuíba

Programação:

Dia 02 de Maio

19h – Levantamento do Mastro e encerramento da novena

21h – Início da tradicional Dança da Santa Cruz “Sarabaquê”

Dia 03 de Maio

11h – Missa Campal Sertaneja com a presença da orquestra de viola caipira de Osasco – Casa de Violeiros do Brasil

15h – Show de Música Raiz

17h – Procissão em louvor a Santa Cruz

21h – Continuação da Dança de Santa Cruz

04 de Maio

17h – Quermesse e Show Musical

22h – Continuação da Dança de Santa Cruz  e encerramento com a Tradicional  Zagaia


Como chegar
:

Pode-se chegar à Aldeia utilizando-se os acessos da Rodovia Raposo Tavares km 22,5, seguindo pela Estrada da Aldeinha por cerca de 3km. Acompanhe a sinalização.

Pela Castelo Branco, saída 23B, sentido Rodoanel, entrada Carapicuíba e segue sentido Aldeia.

De 2 a 4 de maio, acontece mais uma edição da Festa de Santa Cruz na Aldeia de Carapicuíba. O evento integra o calendário cultural do município desde 1954, e tem suas origens no período da colonização portuguesa, com a influência religiosa dos padres jesuítas. Organizada pela Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio da Comunidade Santa Catarina e dos festeiros, a Festa de Santa Cruz é o evento mais tradicional do município, e acontece há mais de 300 anos. A Dança de Santa Cruz tem aspectos peculiares. Inicialmente, os violeiros, cantadores e…

imac Review Overview

DESIGN - 83%
DISPLAY - 78%
PERFORMANCE - 91%
SOFTWARE - 73%

81%

Great

Don’t act so surprised, Your Highness. You weren’t on any mercy mission this time. Several transmissions were beamed to this ship by Rebel

Get It Now
User Rating: 4.45 ( 4 votes)

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Mais de mil pessoas são contempladas por projetos do “Cotia que Cuida”

No mês em que Cotia completou 168 anos, a Prefeitura realizou a maior edição do …

Skip to content