Home / Cotia / Última chamada: prorrogada até o dia 24 a vacinação contra a gripe para o grupo prioritário
Foto: Vagner Santos

Última chamada: prorrogada até o dia 24 a vacinação contra a gripe para o grupo prioritário

Foi prorrogada até o dia 24 de junho a campanha de vacinação contra a gripe para o grupo prioritário [veja abaixo]. A campanha acontece em âmbito nacional e tem o objetivo de imunizar a população contra as cepas H1N1, H3N2 incluindo o subtipo Darwin que provou um surto recente no Brasil) e o tipo B. Depois deste período, a expectativa é que o Ministério da Saúde libere as doses para o público em geral até terminarem os estoques e uma nova campanha acontecerá apenas no ano que vem.

Dados da Vigilância Epidemiológica de Cotia mostram que, até a manhã desta terça-feira (21), 64,2% do público-alvo compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para receberem o imunizante. “É importante que as pessoas que fazem parte do público prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, compareça à unidade de saúde até o dia 24 para garantir a sua vacina. Depois desta data, a vacina deve ser liberada para todas as idades e, findando os estoques, só teremos disponibilidade na próxima edição da campanha”, alertou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Para ser vacinado, basta comparecer à UBS mais próxima, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com documento oficial com foto. Não precisa agendar. Não é preciso intervalo entre outras vacinas, como a da covid-19, por exemplo. Exceto no caso de crianças de 5 a 11 anos de idade em que deve ser respeitado o intervalo de 15 dias entre as vacinas.

As vacinas (gripe e covid-19) não devem ser administradas para pessoas que possuam sintomas gripais, que tenham testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias ou pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores, segundo o Ministério da Saúde.

Vacinação contra a gripe – Prorrogada até 24/06

Em todas as UBS’s

Segunda a sexta-feira – 9h às 15h

Público prioritário

·         Idosos

·         Trabalhadores da saúde

·         Crianças acima de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias

·  Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente há até 45 dias)

·       Indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades

·    Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 30 tem palestra ‘Impactos da Pandemia na Saúde Mental’

A Prefeitura de Cotia, com suas Secretarias de Saúde, Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher …

Skip to content