Home / Carapicuíba / Moradores do Vale do Rio Cotia sofrem com o descaso ao meio ambiente. ( Área de Carapicuíba e Jandira )

Moradores do Vale do Rio Cotia sofrem com o descaso ao meio ambiente. ( Área de Carapicuíba e Jandira )

MORADORES DO VALE RIO COTIA SOFREM COM O DESCASO AO MEIO AMBIENTE. ( ÁREA DE CARAPICUÍBA E JANDIRA )  

Quem busca viver nos tão concorridos condomínios e bolsões da região, imagina que encontrará uma vida majoritariamente calma e com todo o verde da nossa natureza os cercando. Mas ao longo dos anos, tais sonhos podem se chocar com uma brutal realidade, assim como podem se afogar. Infelizmente, uma invasão humana por buscas de terras para construção, está prejudicando a vida das famílias que só queriam paz, e não há ninguém que possa ajudá-los. Após receber suas denúncias, o nosso papel como uma sociedade deve ser feito, e auxiliar a amplificar essas vozes que estão sofrendo e vendo o nosso maior bem ser roubado: o nosso ecossistema.

Alagamentos, esgoto, segurança e saúde; essa é a descrição do pesadelo que se agrava diariamente. Nas últimas semanas, moradores reportaram alagamentos enormes e que impossibilitaram a saída de suas casas, que começou a intensificar devido à poluição do Rio Cotia, que teve seu leito original alterado. Após tal ocorrido, é relatado pelos moradores que o desmatamento e o aterramento infringiram a lei 12.651/2012, onde deve-se manter 30 metros de mata ciliar para rios em escala urbana e manancial. A natureza se tornou um lugar de descarte.

“Tudo começou em 2019, mas durante os primeiros anos da pandemia, tudo se agravou, a uns 3 anos. E a nossa primeira denúncia foi há 2 anos. Essa invasão agora é diariamente”, contou um dos moradores do condomínio Vale do Rio Cotia 2, que procuraram o Granja News para falar sobre o caso. “Eles vêm com caminhões de entulho para usar o local desmatado de descarte. Não sabemos se eles tem mais de uma empresa que ajudem eles, mas é uma abundância enorme de caminhões, quase incontáveis. Dá para ver daqui como eles usam o rio. Mas não vemos o Poder Público agir contra isso, não vemos quem realiza o descarte irregular sendo impedido.”. Além de ser agravante para a natureza, a região abrange duas prefeituras: Jandira e Carapicuíba, que já estão cientes do problema, classificado como um problema social pelos mesmos. Os secretários do Meio-Ambiente, Jurídico, GCM e Obras de Carapicuíba comunicaram aos moradores que precisam de mais denúncias para que ações sejam tomadas.

“A Rua das Glicínias é a mais afetada, onde realmente alaga a casa das pessoas, não podem sair e ainda precisaram de quatro caminhões pipa às 10 da noite para poder tirar toda a água que transbordou para lá. Uma família sofreu de problemas de saúde e foi afetada por conta desse episódio.”. Também foi relatado que moradores precisaram de atendimentos médicos após a entrada da água em sua residência. A questão de doenças vem por conta do esgoto, pelo rio estar irregular, entra em contato com a água.

Por fim, uma denúncia extremamente grave, um dos habitantes das ruas afetadas pode perder sua casa por conta da deterioração de terra. Além de estar com o cheiro de esgoto o dia inteiro, a visão do desmatamento cerca ela, basicamente é o quintal do morador. Mas para piorar, o chão está cedendo e várias partes da casa vem sendo puxadas por conta do desvio do curso original do rio, além de enormes trincos ao redor da casa.

Após tantos relatos tão angustiantes, decidimos entrar em contato com as prefeituras citadas, órgãos responsáveis e com a administradora da Associação de Moradores do Vale do Rio Cotia, para que eles possam dar seu direito resposta oficial aos moradores tão prejudicados.

O que disse a Prefeitura de Jandira? (contato via meioambiente@jandira.sp.gov.br, imprensa@jandira.sp.gov.br em 16/02/2023)

Até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno da Prefeitura de Jandira. Fica o espaço para resposta oficial.

O que disse a Prefeitura de Carapicuíba? (contato via imprensa@carapicuiba.sp.gov.br em 16/02/2023)

Até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno da Prefeitura de Carapicuíba. Fica o espaço para resposta oficial.

 

O que disse a administradora da Associação de Moradores do Vale do Rio Cotia? (contato via WhatsApp em 21/02/2023)

Até o fechamento da matéria, não obtivemos retorno da Associação do Vale do Rio Cotia. Fica o espaço para resposta oficial.

 

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Com investimento de mais de meio milhão de reais, Jandira lança novo edital do Fundo Cultural

Com o intuito de fomentar e destacar a diversidade cultural de Jandira, a prefeitura, por …

Skip to content