Home / Cotia / Vereadores de Cotia aprovam Uber e enfim comentam aprovação do projeto que retira benefícios do funcionalismo público
Foto: Victor de Andrade Lopes

Vereadores de Cotia aprovam Uber e enfim comentam aprovação do projeto que retira benefícios do funcionalismo público

Por Victor de Andrade Lopes

A Câmara dos Vereadores de Cotia realizou na noite da última terça-feira (20/2) sua terceira sessão ordinária de 2018. Quase três semanas depois da polêmica sessão extraordinária em que a Proposta de Emenda 1/2018 à Lei Orgânica foi aprovada (veja detalhes aqui), finalmente os parlamentares se manifestaram sobre o assunto – até então, somente Marcos Nena (MDB) havia se manifestado, no próprio dia da votação, para justificar seu voto. Outro destaque da noite foi a aprovação do Projeto de Lei nº 42/2017, criado por Fernando Jão (PSDB), Celso Itiki (PSD) e Edson Silva (PRB), que regulamenta o transporte por aplicativos como o Uber no município.

Os parlamentares se reuniram com comissões de taxistas e motoristas de Uber durante o intervalo regimental para falar da propositura. Outros projetos aprovados incluem o nº 44/2017, que reorganiza a imprensa oficial da cidade e o nº 46/2017, que cria um convênio da prefeitura com o Detran, para captar recursos para investir no programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O projeto nº 43/2017, que determinava o envio de todos os decretos da prefeitura à Câmara, foi retirado.

Foi lido também o projeto nº 3/2018, de Jão, que cria um programa municipal de assistência técnica pública e gratuita para habitação de interesse social.

Na tribuna, Jão e Dr. Castor (PSD), governistas, comentaram a aprovação do projeto que desagradou aos servidores. “A Câmara tinha dois caminhos: o fácil e o necessário. O fácil era votar de acordo com os desejos de uma classe que está numa luta muito justa. E o necessário era pensar no futuro da cidade”, disse Jão. “Quero agradecer aos vereadores por terem analisado os números da prefeitura e votado a favor do projeto”, continuou. Ele finalizou com uma crítica à oposição na cidade: “ela muitas vezes é os olhos da prefeitura, mas às vezes ela é cega e induz a população ao erro.”

Já Castor, que é o líder do governo na Câmara, lembrou as dificuldades financeiras que o país atravessa. “Temos 15 estados com dificuldades financeiras, mas Cotia paga os salários em dia e às vezes até adiantado. Quando votamos o projeto, tínhamos estudos técnicos dizendo que em um ano e meio ou dois a prefeitura não teria mais como pagar. A saúde financeira do município depende de medidas amargas. Não adianta votar contra o projeto e ser aplaudido”, disse.

Os parlamentares comentaram outros assuntos também: Professor Osmar (PV) comemorou o convênio com o programa de segurança no trânsito e elogiou o deputado estadual Marcio Camargo (PSC) pela ajuda. Já Edson, além de saudar os motoristas profissionais presentes, lembrou a todos sobre o dia D contra a febre amarela, a ocorrer amanhã, 24 de fevereiro (sábado).

* Atualizado em 4/3 com a correção do partido de Marcio Camargo

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia é nesta terça-feira

  Reunião pode ser acompanhada ao vivo pela internet, na TV Câmara, a partir das …