Home / Tecnologia / Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel para bloquear aparelhos e agilizar investigações
Foto: Marcelo Camargo/A2img

Alckmin assina convênios que permitem polícia acessar sistemas da Anatel para bloquear aparelhos e agilizar investigações

Delegacias de todo o Estado poderão realizar o bloqueio e solicitar a localização e a quebra de sigilo de celulares envolvidos em crimes

Foto: Marcelo Camargo/A2img
Foto: Marcelo Camargo/A2img

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta terça-feira, 18, o início da operacionalização da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), firmada para facilitar e agilizar o processo de bloqueio de aparelhos celulares roubados, furtados e extraviados. A iniciativa foi acertada entre o governador e o presidente na Anatel, em reunião, no final de março.

“Estamos assinando dois convênios, o que permite a integração de São Paulo ao sistema de investigação telefônica e telemática. O que vai possibilitar mais rapidez nas escutas, nas investigações, na elucidação de crimes, contribuindo com o bom trabalho da Polícia Civil”, explicou Alckmin. “O segundo convênio é o que vai permitir o distrito policial pedir diretamente o cancelamento do IMEI. Essa medida vai derrubar roubo e furto de celulares”, comentou.

A Polícia Civil terá acesso ao sistema de Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), administrado pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom). O CEMI possibilita o bloqueio automático do aparelho com a inclusão do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) em uma base de dados centralizada, na ocasião da lavratura do boletim de ocorrência.

O acordo também permitirá o bloqueio imediato de aparelhos não habilitados, furtados ou roubados de lojas e de caminhões cujos proprietários tenham na nota fiscal a indicação do IMEI.

A medida irá aprimorar as investigações em todo o Estado de São Paulo, conferindo maior agilidade e eficiência à atuação policial, e desestimulará o roubo e o furto de aparelhos celulares, que se tornarão inúteis com o bloqueio do IMEI. A novidade está em fase de testes no Departamento de Inteligência da Polícia Civil, sob a coordenação do delegado Mitiaki Yamamoto, e em breve deve ser ampliada a todas as delegacias do Estado.

A outra novidade é a parceria da Secretaria da Segurança Pública com a Anatel que dará acesso à Polícia Civil ao Sistema Integrado de Investigação Telefônica e Telemática (SITTEL). O projeto organiza e padroniza atendimentos e solicitações às operadoras, agiliza e facilita as interceptações telefônicas, a quebra do sigilo do histórico de ligações e o acesso a dados cadastrais e ainda permite que as empresas forneçam a localização de celulares.

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal já integram o programa, o que vai facilitar as investigações policiais.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dia 14/12/2023 Granja News Cast com Leandro Borges da Raio de Luz no canal do Youtube do Granja News.

No programa 11 do Granja News Cast entrevistamos Leandro Borges da Raio de Luz – …

Skip to content