Home / Saúde / 3ª Plenária da Saúde de Jandira, define metas para o novo Plano Municipal de Saúde da cidade

3ª Plenária da Saúde de Jandira, define metas para o novo Plano Municipal de Saúde da cidade

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a 3ª Plenária Municipal da Saúde para debater e deliberar sobre os últimos ajustes e posterior aprovação do novo Plano Municipal de Saúde (PMS) que será válido para os próximos 4 anos ( 2022 – 2025).

O evento, que foi organizado em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) teve início às 9:30 da última sexta-feira, dia 16, com uma breve introdução que apresentou o questionamento: – O que é necessário para melhorar a saúde de Jandira?

Após a introdução, houve a apresentação dos componentes da mesa solene, que  teve a seguinte composição: Presidente do Conselho Municipal de Saúde(CMS) Nirvani Ambrósio; Secretária interina da Saúde Fernanda Sallum; Vereador Pastor Gilson de Souza; Presidente da Câmara Municipal Franklin Venâncio; Presidente do Fundo de Solidariedade Doutora Denilda Fonseca e o Prefeito de Jandira Doutor Sato.

A primeira a discursar foi a Presidente do CMS que realizou o seguinte destaque:

“Hoje iremos definir os objetivos e metas do Plano Municipal de Saúde e as ações para a programação anual da saúde, que sejam propostas possíveis de serem realizadas.” discursou a Presidente Nirvani.

A Secretária interina de Saúde Fernanda Sallum, agradeceu ao Prefeito e ao Secretário titular da pasta Fabiano Dantas, pela oportunidade lhe conferida, e aproveitou o momento para homenagear as mulheres da mesa solene. Em seu discurso a secretária afirmou:

“O Plano Municipal de Saúde é um instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde, por isso, a grande importância        desta plenária de hoje.”  pontuou a Secretária, que finalizou seu discurso com a frase: “Que se faça presente o sonho de Deus em Jandira”.

O Presidente da Câmara Franklin Venâncio, destacou a importância da experiência dos Profissionais de Saúde:

“Quero parabenizar todos os profissionais de saúde, hoje é o dia de vocês darem sua opinião e fazer propostas, vocês estão na ponta da saúde” destacou o Presidente da Câmara.

O Vereador Pastor Gilson de Souza, seguiu a mesma linha do Presidente da Câmara, destacando os profissionais da saúde, mas, também ressaltou um compromisso dos vereadores com a discussão da saúde:

“O que precisar da Câmara aprovar, eu não tenho dúvida de que ao chegar lá o Presidente irá colocar em pauta, e a gente vai poder fazer discussão para deixar a saúde melhor”

O discurso da Presidente do Fundo de Solidariedade e Primeira-Dama Drª Denilda, iniciou destacando o fato de ser médica e também, na atual função, sua gratidão com a participação da Secretaria de Saúde no trabalho social da cidade:

“Nós distribuímos mais de 20 toneladas de alimentos e a saúde teve uma participação muito grande, acredito que 50% ou mais.”

A Primeira-dama também ressaltou a colaboração que o Fundo de Solidariedade à Saúde da nossa cidade:

“Dentro da saúde eu procuro ver as pessoas que estão com vulnerabilidade, e vocês estão me ajudando a cuidar desses munícipes.” Após destacar as doações de roupas, agasalhos e alimentos, Drª Denilda aproveitou para convidar a população para mais um trabalho social que será realizado em breve: “Faremos a noite do caldo dia 30, eu gostaria que vocês participassem”

Fechando o ciclo de Discursos, o Prefeito Doutor Sato, ressaltou a importância do trabalho do poder legislativo na execução das políticas públicas para a saúde, destacou as “pessoas que estão envolvidas no trabalho para dar suporte às necessidades básicas” dos jandirenses, e aproveitou o momento para registrar o trabalho que vem sendo realizado na condução da Saúde nesta pandemia contra a COVID-19. Após afirmar que “o mais importante é a população ser bem assistida”, o Prefeito destacou o envolvimento da saúde nas mais diversas áreas: “a saúde envolve mente, corpo e espírito”, e finalizou seu discurso anunciando que na próxima semana será iniciada reformas em 6 UBS, afirmou que Jandira terá em breve telemedicina implantada  e que “vamos construir um hospital com maternidade aqui!”

Após as contribuições dadas pelas autoridades presentes no evento, foi composta uma nova mesa de trabalho, presidida pela Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Neste segundo momento, a Enfermeira Bárbara Sales Brasil, atual Assessora Técnica de Convênios e Planejamento, apresentou um resumo das participações populares que foram realizadas, tanto em ambiente virtual como através de urnas que foram espalhadas nas Unidades de Saúde da cidade, onde a população pôde colocar suas contribuições de forma física.

Durante a apresentação da Assessora técnica de Planejamento, os participantes da Plenária puderam fazer destaques, que foram apreciados pelos presentes. Desta forma democrática, definiu-se as seguintes metas para o próximo Plano Municipal de Saúde:

·        Consolidar e Fortalecer a Estratégia de Saúde da Família como modelo assistencial da Atenção Básica, ampliando sua cobertura.

·        Redefinir áreas de abrangências das UBS.

·        Reformar / Adequar a estrutura física das 10 UBS – Unidades Básicas de Saúde.

·        Construir sede própria para UBS Fátima.

·        Construir sede própria para UBS Sagrado.

·        Implantar prontuário eletrônico do cidadão, por meio do sistema E-SUS AB em 100% das UBS.

·         Renovar mobiliários das unidades básicas de saúde.

·        Renovar equipamentos médicos hospitalares das unidades básicas de saúde.

·        Construção do Hospital e Maternidade Municipal.

·        Criação do Pronto Socorro Infantil;

·        Construção da nova base do SAMU;

·        Construção do CAPS i – Infantil

·        Construção do CAPS AD – Álcool e Drogas

·        Reforma e adequação das unidades de urgência/emergência (UPA) e das unidades especializadas (AMEJ, CRH, CRM, CAPS, Farmácia Central)

·        Implantar Prontuário Eletrônico nas unidades especializadas.

·        Ampliar o acesso às especialidades médicas.

·        Realizar mutirões de consultas médicas especializadas, de exames e de pequenas cirurgias para redução da fila de espera.

·        Implantar um Centro de Diagnóstico por Imagem.

·        Implantar e Consolidar a Telemedicina como forma de ampliar o acesso dos usuários às consultas médicas especializadas.

·        Ampliar e aperfeiçoar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

·        Ampliar o acesso dos usuários ao serviço de saúde mental.

·        Ampliar o acesso dos usuários ao Serviço Social.

·        Ampliar o acesso dos usuários ao serviço odontológico.

·        Estruturar e qualificar a Assistência Farmacêutica.

·        Ampliar e aperfeiçoar as ações de avaliação nutricional, contribuindo com o “Programa de Segurança Alimentar”.

·        Ampliar e aperfeiçoar as ações de reabilitação e estimulação neurológica, e contribuir na criação do “Programa de Acompanhamento da criança com deficiência”.

·        Implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar “Programa Melhor em Casa”.

·        Disponibilizar local de acolhimento para pessoas em situação de rua, abandonados pela família, problemas psiquiátricos, alta hospitalar sem ter para onde ir,

·        Ampliar frota de veículos para atendimento ambulatorial externo.

·        Renovar o mobiliário das unidades de saúde especializadas.

·        Renovar equipamentos médicos hospitalares das unidades de saúde especializadas.

·        Disponibilizar refeições para plantonistas de serviço de urgência/emergência.

·        Disponibilizar uniformes aos trabalhadores da saúde.

·        Implantar as diversas comissões institucionais na UPA.

·        Instalar e fazer manutenção em equipamentos de condicionadores de ar em alguns espaços das unidades de saúde.

·        Ampliar a segurança nas unidades de saúde.

·        Ampliar a vida útil e o tempo de disponibilidade dos equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos.

·        Reestruturar e fortalecer o Departamento de Vigilância em Saúde, buscando atingir as metas pactuadas no SISPACTO e PQA-VS.

·        Aprimorar e fortalecer as ações de Vigilância Epidemiológica no município

·        Aprimorar e Fortalecer as ações de zoonoses no município integrando as ações da Secretaria de Meio Ambiente.

·        Aprimorar e Fortalecer as ações de Vigilância Sanitária no município

·        Apresentar proposta de Reforma Administrativa na saúde contemplando todos os cargos, setores e departamentos necessários para o bom funcionamento da Secretaria da Saúde.

·        Redesenhar o organograma da Secretaria da Saúde por meio de uma reforma administrativa.

·        Propor o Plano de Carreira, Cargos e Salários – PCCS para a Saúde.

·        Implantar ponto eletrônico em 100% das unidades de saúde.

·        Aperfeiçoar a informatização da gestão da Secretaria de Saúde, integrando informações com as demais unidades de saúde.

·        Completar as vagas existentes no quadro de RH da Saúde, por meio de concurso público.

·        Fortalecer e qualificar o setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde

·        Adquirir mobiliários novos para a Secretaria de Saúde.

·        Estruturar e fortalecer o NEPSH como setor de qualificação dos trabalhos, integração das ações além de acolhimento e motivação dos trabalhadores da saúde.

·        Implantar e desenvolver o “Programa Educar Saúde” com o objetivo de formar, treinar, capacitar e qualificar recursos humanos e conselheiros de saúde.

·        Instituir a Política Nacional de Humanização (PNH)

·        Desenvolver ações no “Programa Acolher Saúde” consolidando-se como espaço de escuta qualificada aos trabalhadores e usuários da saúde.

·        Fortalecer e estruturar o setor de TI da Secretaria de Saúde.

·        Fortalecer, valorizar, e apoiar o Conselho Municipal de Saúde e os Conselhos Gestores das Unidades de Saúde.

·        Estudar possibilidade de transformar a Secretaria Municipal de Saúde em uma autarquia

·        Fortalecer o setor de compras, recursos humanos e financeiros da Secretaria de Saúde

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura de Jandira desenvolve portal exclusivo para agendamento da vacina contra a Covid-19

Foto: Divulgação Após um grande pico no número de agendamentos, a Prefeitura de Jandira, por …