Home / Cotia / Programação especial marcou a Caminhada pela Cultura de Paz e a Consciência Negra
Fotos: Vagner Santos

Programação especial marcou a Caminhada pela Cultura de Paz e a Consciência Negra

No domingo (13/11), Caucaia do Alto recebeu uma grande programação artístico cultural para comemorar as duas celebrações

Durante todo o domingo (13/11), o distrito de Caucaia do Alto, na Praça dos Romeiros, se transformou no palco de duas grandes celebrações: a 5ª Caminhada Pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia e o Dia da Consciência Negra. Representantes de diversos movimentos culturais e religiões participaram da festa que contou com atrações para pessoas de todas as idades.

A Caminhada Pela Cultura da Paz abriu a programação do dia partindo da entrada do distrito (ao lado do estádio de futebol) até o local da festa (Praça dos Romeiros) onde a Prefeitura de Cotia montou uma estrutura com show, apresentações culturais, tendas, exposições, atividades para crianças, entre outras. A programação emendou as celebrações do Dia da Consciência Negra (lembrado em 20/11).

Fotos: Vagner Santos

O Movimento de Cultura de Paz Cotia nasceu por iniciativa de representantes de religiões de matriz africana, Candomblé e Umbanda. Inicialmente, o evento foi batizado de Caminhada do Axé. Porém, os próprios integrantes das casas de matriz africana defenderam que o movimento fosse inclusivo, de defesa dos direitos todas as culturas e suas manifestações, promovendo valores e uma nova atitude e uma nova relação humana: de respeito ao comportamento, à crença religiosa e sua profissão de fé, aos povos e suas origens, gênero, promoção da solidariedade e dos direitos humanos, da democracia e da preservação do planeta. A partir desta atitude várias outras entidades se juntaram ao movimento, tornando-se inter-religioso e multicultural.

Desde 2018, o movimento Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia é realizado pela Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira Sol, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Ilê Orixá Obá Ayrá e Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, com apoio da Secretaria de Educação.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

RodoAnel prevê movimento 900 mil veículos durante Operação de Páscoa

Confira os horários de fluxo mais intenso durante este feriado   O RodoAnel (trecho oeste), …

Skip to content