Home / Cotia / Prefeitura inicia o ano fortalecendo diálogo com lideranças de bairro e anuncia ações de zeladoria e prevenção

Prefeitura inicia o ano fortalecendo diálogo com lideranças de bairro e anuncia ações de zeladoria e prevenção

A Prefeitura de Cotia iniciou oficialmente a primeira semana do ano com uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento do diálogo com as lideranças comunitárias do município. Logo às 7h da manhã, o prefeito Welington Formiga recebeu presidentes de associações de moradores de diversos bairros para uma reunião de aproximação, escuta ativa e alinhamento de ações conjuntas para a manutenção, zeladoria e desenvolvimento da cidade. 

O encontro contou com a presença do vice-prefeito Paulinho Lenha, do secretário municipal de Obras Iran Soares, do Secretário da Defesa Civil Sargento Oliveirinha, dos administradores regionais e de outros membros do governo, reforçando o compromisso da gestão com uma atuação integrada, próxima da população e orientada pelas demandas reais dos bairros. 

Durante a reunião, a Prefeitura destacou a importância do trabalho em conjunto com os presidentes de bairro, que atuam como ponte direta entre o poder público e a comunidade.  

Como encaminhamento prático, foi anunciada a criação de um grupo permanente de comunicação, que permitirá organizar, mapear e acompanhar as demandas apresentadas, além de facilitar a atuação das equipes regionais responsáveis pela manutenção urbana. 

Entre os principais temas debatidos estiveram ações contínuas de zeladoria, como poda de árvores, tapa-buracos, limpeza de áreas públicas e controle de mato, além do planejamento de um cronograma regionalizado de manutenção dos bairros. A proposta é garantir respostas mais rápidas e eficientes, considerando as particularidades de cada região da cidade. 

Com a intensificação do período de chuvas, a Prefeitura reforçou a prioridade das ações preventivas, especialmente o desassoreamento de córregos e rios, fundamentais para reduzir riscos de alagamentos.  

As lideranças comunitárias também tiveram espaço para apresentar demandas específicas de seus bairros, que serão analisadas pelas secretarias responsáveis. Entre os encaminhamentos anunciados, está a realização de reuniões com representantes da Enel e da Sabesp, com o objetivo de tratar questões relacionadas aos serviços de energia elétrica e abastecimento de água e esgoto no município. 

Outro ponto destacado foi o início das ações de sinalização viária nos bairros, visando melhorar a mobilidade e a segurança no trânsito. A Prefeitura também informou que irá intensificar a regularização de Unidades de Ensino e escolas municipais, com foco na obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e na garantia de acessibilidade. 

Ao encerrar a reunião, o prefeito reforçou que o cuidado com a cidade é um dever coletivo e que o governo municipal seguirá pautado pelo diálogo permanente com as lideranças comunitárias. “Nossa primeira agenda do ano começou cedo porque cuidar da cidade exige presença, planejamento e escuta. Estamos aqui ouvindo e dialogando com os presidentes e lideranças dos nossos bairros para construir soluções conjuntas. Vamos firmes por Cotia, sempre com diálogo e ouvindo mais”, concluiu.  

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Procon de Cotia orienta consumidores sobre práticas proibidas pelo Código do Consumidor

Venda casada, cobrança com constrangimento e descumprimento de ofertas estão entre as práticas que devem …

Skip to content