Home / Cultura / “A Jornada do Rinoceronte” chega ao Raposo Shopping

“A Jornada do Rinoceronte” chega ao Raposo Shopping

Mostra fotográfica de Erico Hiller, colaborador do National Geographic Brasil, mostra a triste saga de aniquilação da espécie animal de mais de 50 milhões de anos.

rinoceronte raposo shopping“Temendo pelo que me parece difícil de evitar, entrego minhas fotografias como uma pequena ferramenta de reflexão”. É dessa forma que o fotógrafo Erico Hiller, colaborador da National Geographic Brasil, apresenta sua exposição “A jornada do Rinoceronte”, que acaba de chegar ao Raposo Shopping.

São 50 fotos e textos em primeira pessoa sobre a triste saga de aniquilação de uma espécie de 50 milhões de anos – um evento nunca antes presenciado em tamanha escala na vida selvagem. “Creio ser essa uma oportunidade inédita para compreendermos até que ponto chegamos”, diz Hiller. Assim, o projeto documental sobre os rinocerontes acaba sendo, na verdade, um projeto sobre todos nós.

As fotos são frutos de muita pesquisa e quatro viagens realizadas em 2014 por países da África, abordando a caça ilegal e a ameaça de extinção dos rinocerontes.

Com entrada gratuita, a mostra está aberta ao público durante todo o horário de funcionamento do Shopping, no piso Raposo.

Em defesa dos rinocerontes
O trabalho autoral de Hiller começou em 2007 durante uma viagem à África do Sul, quando ele teve o primeiro contato com um rinoceronte. Sensibilizado com a situação, começou a pesquisa sobre o animal, que pode estar extinto do Planeta até 2020.

Os chifres dos rinocerontes (feitos de queratina) são vendidos e utilizados para finalidade, supostamente, medicinal, sem comprovação científica. Na atualidade, é o produto ilegal mais caro e cobiçado no mundo.

Depois de excursionar por quatro países africanos − Zimbabwe, Moçambique, África do Sul e Quênia −, o fotógrafo reuniu suas melhores fotos para compor a exposição que retrata a extraordinária beleza dos rinocerontes e as dificuldades das pessoas e organizações que combatem e lutam contra o extermínio desses animais. Érico acompanhou e documentou as dificuldades dos poucos guardas florestais que monitoram as grandes áreas nativas da região e presenciou a desproporção e o perigo a que são submetidos esses protetores frente aos caçadores furtivos.

O fotógrafo também foi um dos últimos a registrar Suni, o rinoceronte branco do norte que morreu recentemente em 2014, causando uma enorme comoção global. Ele era o penúltimo macho de sua espécie.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Cultura de Jandira apresenta: ‘Memória Viva de Jandira’

O Projeto cultural em questão, faz parte do Circuito de Artes 2.1, e iniciará suas …

Skip to content