Home / Cotia / AETEC promove almoço para associados com palestra sobre resíduos

AETEC promove almoço para associados com palestra sobre resíduos

Por Victor de Andrade Lopes

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos de Cotia (AETEC) promoveu na última sexta-feira (27/2) o almoço dos profissionais, com a palestra “Lixo zero – Resíduos: Aspectos legais e melhorias práticas”, ministrada por Francisco Luiz Biazini Filho, doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e representante do Instituto Lixo Zero em São Paulo. Além dele, estiveram presentes Isac Wajc e Ricardo Oliani, da Rederesíduo, entidade da qual Francisco também faz parte.

Em sua palestra, o especialista apresentou diversos dados e números sobre o manejo do lixo no Brasil. Para ele, o lixo tem pai e mãe: respectivamente, o consumo e a irresponsabilidade. Ele também expôs a maneira ilógica como se trata o lixo no mundo. “Eu jogo fora uma embalagem que antes era importante porque continha água. Agora, só porque ela não tem água, ela vira lixo?”, questiona o palestrante. Outra contradição exposta pelo especialista envolve a importação de produto químicos derivados da compostagem ao mesmo tempo em que enterramos grandes quantidades de lixo que poderiam produzir os mesmos produtos sem o custo de importação.

Falando especificamente sobre Cotia, Francisco afirmou não ter encontrado informações sobre o manejo do lixo aqui, mas disse que a cidade pode ser referência no assunto. Um exemplo é a Coopernova, uma cooperativa de reciclagem de Cotia que foi financiada pela Caixa e pelo Laboratório de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo (USP).

Ao final da palestra, os profissionais da AETEC puderam fazer perguntas. Um deles questionou como educar a população para que ela faça um descarte mais consciente dos seus resíduos. A isso, Francisco respondeu que esse tipo de educação deveria constar na grande das escolas municipais. Isac, que integrava a equipe de Francisco, aproveitou a pergunta para dizer que, felizmente, as crianças já têm cada vez mais essa consciência. “A minha filha é professora e aborda isso nas suas aulas de ciências. E a filha do Francisco conversa com ele sobre essas questões”, disse. Também foi proposta a criação de uma plataforma com as cooperativas que existem em Cotia, a fim de estabelecer parecerias.

Após as perguntas, os associados serviram-se do almoço preparado na própria sede da AETEC. Segundo o presidente da associação, Jose Roberto Baraúna, a entidade pretende fazer da palestra seguida de almoço um evento mensal.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Covid19: Cotia reduz para 60+ a idade para recebimento da dose adicional da vacina

Foto: Alexandre Rezende A partir dessa sexta-feira (24/09), a Secretaria de Saúde de Cotia começa …

Skip to content