Home / Carapicuíba / Carapicuíba é destaque em investimentos entre as cidades da região

Carapicuíba é destaque em investimentos entre as cidades da região

Texto: Michelle Ferrarez
Fotos: PMC

image001A qualidade de vida em Carapicuíba tem aumentado continuamente e a população colhe os frutos desse processo de desenvolvimento histórico da cidade. Segundo pesquisa realizada e publicada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), foram analisados 602 dos 645 municípios paulistas e Carapicuíba registrou a 76º posição no ranking geral de qualidade de gestão em 2015, à frente de quatro dos maiores municípios região, com destaque para nota máxima em Investimentos. O levantamento apresenta um panorama completo e inédito da situação fiscal de 4.688 municípios brasileiros.

A pesquisa da FIRJAN dividiu sua abordagem em cinco pilares: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. Com os dados levantados foi definido o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal que estabeleceu Carapicuíba com Conceito “B – Boa Gestão”. O estudo revela que 87,4% das prefeituras paulistas têm situação fiscal difícil ou crítica, com apenas cinco cidades apresentando gestão fiscal de excelência e 71 possuem boa gestão, incluindo Carapicuíba.

O principal destaque da expressiva colocação nesse ranking é o fato de a cidade ter a menor arrecadação da região e, ainda assim, entre os municípios que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo), Carapicuíba foi a única que alcançou a nota 1,0 no índice “Investimentos”, numa pontuação que vai de 0,0 à 1,0,  obtendo Conceito “A – Excelência” nesse quesito. Cidades vizinhas, com realidade econômica e arrecadações superiores, registraram índices menores em Investimentos.

O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal analisou dados desde 2006 e Carapicuíba aparece com crescimento na área de Investimentos desde 2010, depois de registrar forte queda em 2009. Nesse período, alcançou a nota máxima em quatro anos. Veja no gráfico abaixo:

Destaque na região, grandes obras marcam uma nova cidade

Fachada Terminal - Raphael MedeirosHoje Carapicuíba tem várias obras em andamento como a construção do Viaduto de ligação com Tamboré e Rodovia Castelo Branco, Duplicação da Av. Paulo Leivas Macalão, Terminal Intermunicipal do Km 21, Terminal Intermunicipal do Centro, Corredor Oeste (Itapevi – São Paulo), PAC Cadaval e Unidades CDHU nas Estradas do Pequiá e Jacarandá. Estas obras contam com investimento municipal, estadual e federal, o que eleva ainda mais o nível de investimentos feitos no município, em benefício da população.

Mini gin+ísio PlanaltoRecentemente foram entregue diversas obras, sendo a mais relevante o Terminal Rodoviário Municipal José Ribeiro, em funcionamento desde maio. Ainda neste ano foi inaugurado Centro de Formação Educacional e Miniginásio de Esportes na Cohab, Miniginásio no Parque do Planalto, Unidade de Saúde da Família (USF) e Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) no Parque Jandaia, entre outros.

Carapicuibanos vivem mais e melhor

IMG_0981Dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2010, levantamento mundial realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostram que o nível de qualidade de vida cresceu de maneira significativa em Carapicuíba. A cidade passou do 717º no ranking para 562º, subindo 155 posições, em especial nos últimos cinco anos. Para chegar a esse número, o PNUD realiza sua pesquisa com base em três pilares: saúde (medida pela expectativa de vida), educação (acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida).

Centro Educacional 1Segundo definição do próprio PNUD, “o conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas que elas sejam capacitadas e tenham oportunidades para serem aquilo que desejam ser. O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto de que para aferir o avanço na qualidade de vida de uma população é preciso ir além do viés puramente econômico e considerar outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Esse conceito é a base do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”.

inaugura+º+úo centro de forma+º+úoA Prefeitura de Carapicuiba trabalha para construir a cidade da vida de todo cidadão carapicuibano e esse é o caminho que está levando o município a uma nova realidade: a cidade que todos desejamos está a cada dia se tornando realidade.

O prefeito Sergio Ribeiro ressaltou a importância das obras concluídas e que estão em andamento na cidade: “São resultados das parcerias e convênios firmados entre prefeitura e os governos estadual e federal. É um momento histórico para Carapicuíba e estamos empenhados em promover uma cidade melhor para os cidadãos”.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura leva testes rápidos de coronavírus aos bairros de Carapicuíba

  A iniciativa acontece até 24/11, das 9 às 16 horas As ações de combate …