Na parceria com a Associação Camila, do município, hortaliças e legumes cultivados pelos adolescentes chegaram às mesas de cerca de 15 famílias
Depois de aproximadamente dois meses de cultivo, rega, adubação e cuidado, adolescentes que cumprem medida socioeducativa nos dois centros de atendimento da Fundação CASA na cidade de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, colheram na última sexta-feira (17) hortaliças e legume do projeto Horta. Pés de alface, alface roxa, couve, coentro, salsão, beterraba, salsinha e cebolinha foram destinados para cerca de 15 famílias de jovens atendidos, mostrando que, na prática, o aprendizado de sustentabilidade dos adolescentes colaborou na segurança alimentar dos próprios familiares.
Implementado durante o mês de maio, o projeto Horta é fruto de uma parceria da Fundação CASA com a Associação Camila, uma importante entidade do município, que desenvolve a iniciativa com o projeto “Viveiro Escola”, uma instituição focada em educação ambiental.
No CASA Osasco I, familiares dos jovens ajudaram na colheita e levaram parte do resultado do cultivo no mesmo dia para suas residências. Já no CASA Osasco II, a entrega da colheita aconteceu no sábado (18), durante as visitas familiares. Servidores de plantão nos dois centros de atendimento também foram beneficiados.
As hortas ficam localizadas nas áreas perimetrais dos centros socioeducativos e contam com cuidado diários realizados pelos adolescentes, em grupos revezados, com apoio de servidores da Fundação CASA. A cada quinzena, equipes da Associação Camila e do Viveiro Escola visitam os dois centros para acompanhar de perto o desenvolvimento das hortas.
Com essa iniciativa, as equipes pedagógicas buscam tanto incentivar nos jovens a consciência ambiental, o contato com a natureza e noções de sustentabilidade e segurança alimentar, quanto despertar sentimentos e valores como respeito, cuidado e gratidão pelas hortaliças e legumes por eles cultivados poderem alimentar suas famílias, gerando impacto direto.
O presidente da Fundação CASA, Acacio Miranda, ressalta o impacto positivo que a ação traz para o processo socioeducativo dos adolescentes. “Os jovens veem uma semente germinar, crescer e se transformar num alimento que pode ser consumido por seus familiares, o que fortalece o vínculo entre eles e demonstra como o fruto do trabalho e da dedicação deles colabora em proporcionar o acesso a uma mesa mais farta e saudável”, avalia Miranda.
Para a fundadora e diretora-executiva da Associação Camila, Gilma Maria Ramos da Silva, o projeto Hortas vai além da dimensão ambiental. “O nosso trabalho com a Fundação CASA está intrinsecamente ligado à nossa missão de levar a cultura de paz aos adolescentes. A Associação Camila nasceu ainda com o foco de capacitar esse público para a geração de renda”, explica.
Agora, as hortas passarão por manutenção, que inclui replantio de algumas espécies e continuidade dos cuidados diários até a próxima colheita, prevista para daqui cerca de dois meses.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Granja News O Jornal da Granja Viana e Região
