Home / Jandira / Confira tudo que aconteceu na 01ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Confira tudo que aconteceu na 01ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Parlamentar jandirense cobra reforma e ampliação da EMEB Monteiro Lobato

De acordo com o vereador Markinhos, autor da solicitação, a reforma deve garantir mais conforto e segurança aos alunos e servidores da referida unidade de ensino; na data, ele também pediu à Prefeitura a reforma do ginásio do Brotinho e a colocação de grama sintética no campo de futebol do local

O vereador Marcos Danilo de Sousa (PRD), o “Markinhos”, apresentou dois requerimentos na 01ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, passada no dia 06 de fevereiro de 2024. No documento nº 01/24, o parlamentar solicitou à Prefeitura a reforma e a ampliação da EMEB Monteiro Lobato, localizada no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Para Markinhos, as medidas devem garantir mais conforto e segurança aos alunos e servidores. “Eu acho que a última reforma foi na época do Braz – eu digo uma reforma de verdade, porque pintar qualquer pessoa vai lá e pinta. Então, é preciso fazer uma reforma adequada e, se possível, ampliar o local, que atende uma grande quantidade de crianças”, pontuou em plenário.

Já por intermédio do requerimento nº 02/24, o vereador recomendou a reforma do Ginásio de Esportes do Jardim Brotinho, reivindicando ainda a implantação de grama sintética no campo de futebol, como forma de proporcionar mais dignidade aos atletas que representam o município.

Vereador solicita o recapeamento de ruas em Jandira

Em requerimento à Prefeitura, Ronaldo da Farmácia indicou intervenções na Rua Joaquim Alvarenga, localizada no Jardim Europa, na Rua Bartolomeu de Gusmão, situada na Vila Santo Antônio, e na Rua Katy no Jardim Gabriela

O vereador Ronaldo Barion (PSB), o “Ronaldo da Farmácia”, submeteu à Câmara Municipal de Jandira o requerimento nº 06/24 na 01ª Sessão Ordinária, realizada no dia 06 de fevereiro de 2024. Aprovado pelos demais parlamentares, o documento solicitou ao prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”, o recapeamento das ruas Joaquim Alvarenga, Bartolomeu de Gusmão e Katy, localizadas respectivamente nos bairros Jardim Europa, Vila Santo Antônio e Jardim Gabriela.

“Essas ruas estão cheias de buracos, que acabam danificando os automóveis que passam pela região. Os moradores também estão reclamando bastante, então eu gostaria de pedir para o nosso secretário de planejamento Walter Martins – que está fazendo um excelente trabalho no município – colocar estas ruas no cronograma, para que o recapeamento delas seja feito até o fim do mandato”, frisou o vereador durante a sessão.

Outro requerimento assinado por Ronaldo da Farmácia foi o de número 05/24. Nele, o vereador aconselha que o departamento competente da Prefeitura torne mão única a Rua Angelina, entre os números 15 e 119, também situada no Jardim Europa. Neste caso, ele alegou que a solicitação atende aos constantes apelos dos munícipes.

Presidente reitera pedido de revitalização da Praça do Figueirão em Jandira

Por intermédio de requerimento à Prefeitura, o vereador Silvio Cabeleireiro pediu melhorias na Praça do Figueirão, com paisagismo, instalação de corrimão e reforma dos degraus da escada existente no local; por intermédio de outro documento, ele sugeriu ainda o recapeamento das ruas Brás Cubas, Dona Flor e Emília, localizadas no Mirante

O atual presidente da Casa de Leis, o vereador Silvair Soares de Brito (PSDB), o “Silvio Cabeleireiro”, apresentou dois requerimentos ao plenário da Câmara Municipal de Jandira durante a 1ª Sessão Ordinária de 06 de fevereiro de 2024. No documento nº 16/24, o parlamentar solicitou a revitalização da Praça do Figueirão “Pastor José Francisco da Silva”, com a realização de paisagismo e pintura, colocação de placa de identificação, instalação de corrimão e reforma dos degraus da escada existente no local.

“Apresentei um Projeto de Lei, que graças a Deus foi sancionado, e hoje a árvore do Figueirão se tornou símbolo da nossa cidade. Por isso, eu peço a revitalização daquele espaço. […] É preciso zelar por aquela árvore que serviu de acampamento para os bandeirantes, que usavam a região como via de acesso. É uma árvore que deve ser valorizada. Como vereador, eu peço que o Poder Público olhe para ela e dê uma atenção especial, afinal ela está aqui há muitos anos – e muito antes de nós”, enfatizou na tribuna.

Por sua vez, o requerimento nº 17/24 sugeriu o recapeamento das ruas Brás Cubas, Dona Flor e Emília, situadas no bairro do Mirante. O parlamentar explicou que o asfalto antigo está deteriorado, portanto a iniciativa visa valorizar o bairro, além de garantir mais segurança aos cidadãos.

Em Jandira, vereador pede mutirão de limpeza e fiscalização de terrenos para prevenir casos de dengue

Léo da Feira demonstrou preocupação com o aumento do número de casos da doença no País; na ocasião, o parlamentar também requisitou a reforma da pista de atletismo da Praça de Eventos

A disparada no número de casos de dengue no Brasil tem preocupado o plenário da Câmara Municipal de Jandira. Por isso, o vereador Leandro José Moreau (PMN), o “Léo da Feira”, colocou em discussão na Casa o requerimento nº 08/24 na 1ª Sessão Ordinária de 06 de fevereiro de 2024. O documento solicitou ao Poder Executivo a realização de limpeza e fiscalização dos terrenos baldios da cidade.

Segundo o parlamentar, as ações mencionadas têm a finalidade de eliminar os focos do mosquito aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya, evitando a disseminação destas doenças. “A prevenção ainda é o melhor remédio”, lembrou o vereador.

Na data, Léo da Feira também apresentou o documento nº 09/24, pelo qual requereu a reforma da pista de atletismo da Praça de Eventos, visando tornar o local mais acessível para as pessoas com deficiência. Depois da aprovação no plenário, ambos os textos seguiram para análise do Poder Executivo.

Prefeito discursa no plenário da Câmara Municipal de Jandira

Na 1ª Sessão Ordinária do ano, Dr. Sato fez uso da tribuna por cerca de 20 minutos e aproveitou a oportunidade para realizar um breve balanço dos trabalhos desenvolvidos na cidade durante a sua gestão

Na 1ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 06 de fevereiro de 2024, o plenário da Câmara Municipal de Jandira recebeu a visita do prefeito municipal Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”. Acompanhado por membros de seu secretariado, o chefe do Executivo fez uso da tribuna por pouco mais de 20 minutos, aproveitando o ensejo para tecer um breve balanço das ações desenvolvidas ao longo de sua administração.

Dr. Sato destacou a atuação obstinada e ininterrupta de toda a sua equipe. “O trabalho para a população, em si, não para em nenhum momento”, disse em plenário. Dentre os diversos projetos colocados em prática, o prefeito elencou a construção do Hospital e Maternidade de Jandira, o atendimento de 19 especialidades, o fim da fila para realização de exame de ultrassonografia ginecológica, a finalização da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Nossa Senhora de Fátima e a assinatura do processo licitatório das obras de uma nova UBS para atender os bairros Vila da Amizade, Jardim Stella Maris, Jardim Gabriela e Vila Godinho.

No que concerne à área da Educação, Dr. Sato lembrou a construção das escolas de educação integral e o fornecimento dos materiais escolares. “Nós só tínhamos uma escola integral. Agora, já estamos partindo para a terceira – o Complexo Educacional que está surgindo na Vila Eunice, cuja construção está bastante avançada”, compartilhou. Já em relação à Segurança Pública, o reforço das rondas da GCM (Guarda Civil Municipal) e o uso de drones de monitoramento também foram lembrados durante o discurso.

O chefe do Executivo mencionou ainda algumas iniciativas vindouras, como o início do serviço de tomografia computadorizada e a inauguração da nova base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que devem acontecer ainda este mês, e do campo do Sagrado Coração, que já está em fase de conclusão e deve ser entregue aos cidadãos em breve.

No fim do pronunciamento, Dr. Sato aproveitou para agradecer a dedicação de sua equipe, assim como o apoio dos vereadores da Câmara Municipal. “Tudo isso não é só fruto do trabalho do Executivo. Sem dúvidas, o Legislativo tem participado também, aprovando os nossos projetos legais, para que a população seja assistida”, concluiu o prefeito, reconhecendo o papel fundamental da Casa e enfatizando a relevância da tribuna de honra para a manutenção do diálogo e da Democracia jandirense.

Requerimento reivindica implantação de Centro de Referência do Autista em Jandira

Segundo Pastor Gilson, autor do texto, além de promover a inclusão social, a medida deve melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista); em outro requerimento, o vereador também pediu à Prefeitura a inclusão de risperidona em gotas na lista de medicamentos distribuídos nas farmácias municipais

Na 1ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, dada em 06 de fevereiro de 2024, o vereador Gilson Rodrigues de Souza (PRTB), o “Pastor Gilson”, apresentou o requerimento nº 03/24. O documento requisitou à Prefeitura a implantação de um Centro de Referência do Autista no município.

Para o parlamentar, a medida deve promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “Só quem tem um filho autista, só quem está esperando um diagnóstico ou que conhece alguém nestas condições, sabe das dificuldades enfrentadas. […] Por isso, atendendo ao clamor dessas mães, eu vou aproveitar o avanço e o compromisso dessa administração para pedir um Centro de Referência do Autista aqui em Jandira”, defendeu em plenário.

Na ocasião, Pastor Gilson também assinou o requerimento nº 04/24, que recomendou a inclusão de risperidona em gotas na listagem de medicamentos distribuídos nas farmácias municipais. Como justificativa, ele destacou que o referido medicamento já é fornecido pela rede na versão comprimido, porém a versão em gotas é mais adequada para crianças e indivíduos que têm dificuldade de deglutição.

Os dois textos foram aprovados pelo plenário e encaminhados para apreciação do Prefeito Henri Hajime Sato (PSDB), o “Dr. Sato”.

 

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Confira tudo que aconteceu na 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira

Vereador chama atenção para a prevenção da dengue em Jandira Em seu requerimento à Prefeitura, …

Skip to content