Home / Saúde / Como clube de Embu das Artes ajuda jovens atletas que não conseguem se profissionalizar no futebol

Como clube de Embu das Artes ajuda jovens atletas que não conseguem se profissionalizar no futebol

Referência FC vem se destacando no futebol de base. Nos últimos meses, o time negociou diversos atletas para grandes clubes do Brasil, como Santos, São Paulo, Cruzeiro, entre outros. Além disso, alguns jovens foram destaque na Copa São Paulo deste ano. Entretanto, nem sempre é possível garantir que essas negociações aconteçam e, por isso, existe uma parceria com a 2SV Sports, empresa pioneira no intercâmbio esportivo através do futebol que atua no mercado desde 2005, para o intercâmbio de jovens atletas estudantes.

Todos nós sabemos que o futebol de alto rendimento infelizmente não é para todos. Existem números que indicam que apenas 1% dos atletas da base chegam ao profissional, a conseguir viver só do futebol. “Sabendo disso, a gente tenta dar uma direção para aqueles atletas que após o sub-17 não estão em condições de seguir em um grande rendimento, então temos essa parceria com intercâmbio para atletas estudantes, que oferece bolsa estudantil para universidades dos Estados Unidos para que, através do futebol, eles consigam se desenvolver academicamente”, comenta Walter Júnior, presidente do Referência.

Esses atletas continuam jogando futebol em alto nível, só que ele está estudando e tendo uma carreira, sendo uma grande oportunidade e sendo até mesmo o “Plano A” de muitos jovens.

“Alguns atletas nossos já foram fazer avaliações e alguns foram escolhidos. É apenas o início de um trabalho, mas ficamos tranquilos em saber que estamos dando uma alternativa para aqueles que seriam dispensados. Estamos fazendo algo a mais para esses atletas e tornando esse ambiente tão competitivo em algo mais humano”, completa ele.

“É uma grande oportunidade e orgulho para nós fazermos uma parceria sólida com um clube que realmente se preocupa com o futuro dos meninos , seja ele em grandes clubes brasileiros ou mesmo em universidades renomadas dos Estados Unidos”, comenta Ricardo Silveira, CEO da 2SV.

Hoje com 186 atletas espalhados pelas categorias sub-11, sub-12, sub-13, sub-14,  sub-15, sub-17 e sub-20, a concorrência acaba sendo grande, principalmente levando em conta que para obter uma formação profissional é necessário ter uma carga horária de 6 mil horas.

“Reconhecemos que as chances de chegar ao topo da pirâmide são pequenas, porém é importante que o atleta se dedique no esporte visando outras áreas profissionais que estejam ligadas ao futebol”, explica Walter.

O time também se preocupa em potencializar o lado social dos jovens e, por isso, vem sempre dando suporte para os atletas que ainda não estão preparados para o futebol profissional. “É bastante comum jogadores não manterem a cadência de alto rendimento, abrindo espaço para outros que estão em melhores condições. Porém, isso não significa que vamos abandoná-los ou dispensá-los. A gente mantém, paralelamente, uma estrutura de aperfeiçoamento técnico destes jovens, e conforme se desenvolvam, podem voltar ao time principal do Referência”, explica ele.

Apesar da parceria ser nova dentro do clube, essa não é a primeira vez que o Referência leva atletas para fora. Em 2022, alguns jogadores que terminaram o programa na categoria sub-17 e não foram contratados por nenhum outro clube, foram para universidades dos Estados Unidos. “É uma forma de valorizar aquele atleta que esteve conosco durante toda a sua formação”, pontua o presidente.

Sobre o Referência FC –  Fundado em 2018 por Walter Júnior, é um clube localizado na cidade de Embu das Artes,  que busca formar equipes competitivas de diferentes idades e jogadores de futebol inteligentes, dentro e fora de campo. É o primeiro “time-base” a ganhar a Copa Ouro da Associação do Futebol Paulista (AFP) em 2021. Em apenas quatro anos, mais de 700 jogadores passaram pelo Referência F.C, sendo que 50 foram negociados com clubes da Série A.  É filiado à Federação Paulista de Futebol desde 2021, e em 2023 se prepara para ter selo de time formador.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Entrevista com Cristina e Bruno da ótica Brasolin no Granja News Cast EP 31. Fique por dentro da moda!

Nesse episódio Cris e Bruno da Ótica Brasolin, falam sobre armações, lentes , lentes de …

Skip to content