Home / Cotia / CONSEG começa 2017 com representante da secretaria de trânsito de Cotia; presença há muito requisitada
Da esquerda para a direita: Goreti, Fábio, Fernandes, Manoel, José Luiz e Vicente (Foto: Victor de Andrade Lopes)

CONSEG começa 2017 com representante da secretaria de trânsito de Cotia; presença há muito requisitada

Por Victor de Andrade Lopes

Da esquerda para a direita: Goreti, Fábio, Fernandes, Manoel, José Luiz e Vicente (Foto: Victor de Andrade Lopes)
Da esquerda para a direita: Goreti, Fábio, Fernandes, Manoel, José Luiz e Vicente (Foto: Victor de Andrade Lopes)

O CONSEG (Conselho de Segurança) da Granja Viana promoveu na noite da última quinta-feira (9/2) sua primeira reunião mensal de 2017. O encontro contou com a presença da presidente do CONSEG, Maria Goreti Camarano; do comandante Fernandes, da Polícia Militar de São Paulo (PM); do delegado do 2º DP de Cotia, Fábio Pescarmona; do Agente V (cinco) da Secretaria de Trânsito e Transportes de Cotia, Manoel; e dois representantes da Guarda Civil Metropolitana (GMC) de Cotia, José Luiz e Vicente.

Goreti iniciou a reunião com um minuto de silêncio em homenagem ao comandante Vianna, o primeiro comandante geral da PM de São Paulo, nomeado em 1983 e morto no final do ano passado. Depois, anunciou e explicou o processo eleitoral para a escolha da chapa que liderará o CONSEG no biênio 2017-18.

Em seguida, falou o delegado Fábio Pescarmona. Fábio foi o único delegado da seccional de Carapicuíba que não sofreu transferência e se manteve no mesmo DP, algo enaltecido por ele próprio, Goreti e a população presente. Além disso, o delegado fez um longo desabafo sobre a dificuldade de parte da população e da imprensa em reconhecer as boas ações das polícias. Como sempre costuma fazer, finalizou deixando sua delegacia à disposição da população.

O Agente V Manoel, representante da Secretaria de Trânsito e Transportes de Cotia (Settrans) – há muito tempo não se tinha uma pessoa representando a pasta no CONSEG apesar dos esforços da diretoria – falou em nome de seu departamento e explicou que as equipes ficam muito concentradas no centro de Cotia, o que limita a atuação das mesmas na Granja Viana e em Caucaia do Alto. Disse que espera a abertura de um concurso público para aumentar o efetivo e melhorar a fiscalização no município.

Nenhum representante da Administração Regional da Granja Viana compareceu (como era de praxe nas reuniões anteriores) e Goreti confirmou que a entidade foi extinta pela atual administração – a Granja agora terá, a princípio, uma unidade da Secretaria de Obras.

Falaram então os GCMs José Luiz e Vicente. Perguntados sobre a atual situação da corporação, eles explicaram que dispõem de um total de 311 homens, efetivo bem abaixo do ideal, e apenas quatro viaturas para cobrir toda a Granja Viana. Segundo José Luiz, elas chegam a rodar 300 km por dia em suas rondas cotidianas.

A próxima reunião do CONSEG será no dia 9 de março, às 18h, em local a ser confirmado.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Obra de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao avança entre os municípios de Cotia, Vargem Grande Paulista e Ibiúna

Projeto prevê a implantação de cerca de 10km de nova pista, a conclusão de outros …

Skip to content