Home / Cotia / CONSEG de março recebe delegado titular de Cotia

CONSEG de março recebe delegado titular de Cotia

Por Victor de Andrade Lopes

O CONSEG – Conselho de Segurança da Granja Viana – realizou na noite da última quinta-feira (13/3) sua segunda reunião de 2014. O encontro foi conduzido pelo delegado do 2º DP de Cotia, Doutor Mário Guilherme da Silveira Carvalho; o Comandante Capitão Silvio do 33º Batalhão da Polícia Militar; a presidente do conselho, Maria Goreti; o delegado titular do 1º DP de Cotia, Doutor Aloísio; e o subprefeito da Granja Viana, Cristiano Freitas.

Goreti iniciou a reunião explicando o funcionamento do CONSEG aos presentes e relatando que, a princípio, o plano de troca dos postes de iluminação da Rodovia Raposo Tavares, que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) deverá aplicar ao longo de dois anos, não inclui alguns dos retornos que atendem à região da Granja Viana. Esta é uma reivindicação antiga dos moradores, motivada por assaltos no retorno do km 22, que são facilitados pela má iluminação do local.

Em seguida, falou o Doutor Aloísio, que também cuida da região da Granja Viana à noite e nos fins de semana e feriados, quando a delegacia da Granja não funciona. Ele explicou que a sua delegacia atende não só ao município inteiro de Cotia como também a Vargem Grande Paulista, quando a delegacia deste município fecha. Por isso, pediu um pouco de paciência aos que precisarem dos serviços de sua unidade.

Ele, assim como seu colega Mário, reiterou que as delegacias do município estão de portas abertas para todos que quiserem solicitar ajuda ou fazer críticas ou sugestões.

Em seguida, a reunião foi aberta às solicitações dos cidadãos. Um morador do Gramado solicitou mais atenção da Eletropaulo à iluminação da Avenida Doutor Altair Martins, e alertou que sua vizinha teve o carro roubado por meliantes que se beneficiaram da escuridão. “As quedas de energia lá são frequentes e costumam durar mais de 24 horas. Uma lâmpada queimada na rua leva dois meses pra ser trocada”, protestou. Quanto a isso, o subprefeito Cristiano Freitas informou que a prefeitura já está licitando uma empresa para realizar estas manutenções.

Duas moradoras da Vila Diva, em Carapicuíba, compareceram para relatar diversos assaltos que têm ocorrido no residencial, que não é totalmente fechado. Segundo elas, os moradores têm a intenção de fechar as ruas do local para aumentar a segurança.

Aproveitando o assunto, o Capitão Silvio voltou a mencionar o programa Vizinhança Solidária. Na reunião de fevereiro, ele havia se oferecido para falar mais do assunto neste encontro do dia 13, mas devido a problemas de saúde e da corporação, não teve como organizar material o suficiente. Adiantou, contudo, que o programa, mesmo projetado para áreas comerciais, pode ser facilmente adaptado para áreas residenciais. Primeiramente, a polícia visita o local para fazer uma análise de risco. Em seguida, ela orienta os moradores a como realizar ações preventivas.

Por fim, moradores do Jardim Santa Isabel, no km 21, alertaram que alguns indivíduos estariam fazendo uso de entorpecentes diante de crianças que frequentam a creche, a escola e o campo de futebol do local, onde elas recebem aulas de esportes numa tentativa de, justamente, mantê-las longe das drogas. O mesmo problema estaria ocorrendo no Parque Cemucam, onde adolescentes cabulam aula para consumir drogas, segundo informou Wagner Neves, administrador do parque, presente na reunião. O Capitão Silvio pediu maiores detalhes das ocorrências e se colocou à disposição para encontrar soluções para os problemas.

A próxima reunião do CONSEG ocorrerá no dia 10 de abril, às 19h, na Rua dos Manacás, 10, altura do km 25 da Rodovia Raposo Tavares, Cotia – SP.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Revitalização da Rua José Félix de Oliveira, na Granja Viana, chega à fase final

O trabalho de Revitalização da Rua José Félix de Oliveira, na Granja Viana, chegou à …