Home / Cotia / Cotia anuncia novo sistema de Zona Azul, que chegará também à Granja

Cotia anuncia novo sistema de Zona Azul, que chegará também à Granja

Por Victor de Andrade Lopes

A Secretária de Trânsito e Transportes de Cotia realizou na manhã desta quarta-feira (8/1) uma reunião com a imprensa local para anunciar o novo sistema de Zona Azul, que será implantado em ruas de toda a cidade. O encontro teve a presença do secretário Silvio Leme; dois funcionários da empresa Dinâmica Administração e Representação Ltda., que será responsável pelo gerenciamento do sistema; e de jornalistas da região.

Silvio iniciou a reunião contextualizando a Zona Azul em Cotia. Segundo ele, hoje há apenas seis agentes de fiscalização do sistema, que só trabalham meio período. Além disso, o número de vagas, que antes girava em torno de 280, foi reduzido após recentes remanejamentos e demarcações de vagas exclusivas. Ainda segundo Silvio, a arrecadação não está pagando os gastos da Zona Azul.

“Pretendemos inicialmente criar 1100 vagas, sendo aproximadamente 450 na Granja Viana, 200 em Caucaia do Alto, e o restante no Centro”, explicou o secretário. No caso, seria considerado como Granja Viana somente da divisa com Osasco até o Parque São George. Silvio afirmou que eles já têm uma lista de vias que serão contempladas com o novo sistema, e adiantou que, na Granja, as ruas próximas do RT 23, a Rua Santo Antônio, a Adib Auada e a dos Manacás serão algumas das vias que terão Zona Azul.

O objetivo da Zona Azul é “democratizar o espaço urbano”, segundo Silvio. O novo sistema proíbe que um carro ocupe a mesma vaga por mais de duas horas – com isso, a prefeitura está visando coibir a prática de estacionar um automóvel por um dia inteiro em uma via comercial, o que estaria prejudicando comerciantes, cujos clientes ficam com menos opções para pararem seus carros. Um exemplo é o Mercado Municipal, onde muitos deixam seus veículos de manhã e tomam ônibus para São Paulo, retornando somente à noite.

A Zona Azul funcionará da seguinte forma: o motorista, assim que estacionar seu veículo, terá um prazo de dez minutos para afixar no painel um tíquete de Zona Azul – eles serão disponibilizados em comércios próximos à vaga pelo preço de R$ 1,90 para a primeira hora, sendo o prazo prorrogável para mais uma hora no máximo – a partir daí, o motorista é obrigado a retirar seu carro. Outra opção é adquirir um cartão, que pode ser recarregado com o valor que o motorista desejar – uma espécie de Bilhete Único. O número de postos de venda será calculado com base na rotatividade de cada local, mas cada posto deverá cobrir algo entre 30-50 vagas.

Caso o motorista não apresente um tíquete nem utilize seu cartão dentro do prazo de dez minutos, um agente irá emitir uma notificação que será afixada no carro em questão. Dentro das duas horas permitidas, o motorista poderá quitar sua dívida. Ultrapassado o prazo máximo duas horas, será multado.

A princípio, o sistema funcionará das 9h às 18h de segunda a sexta; e das 9h às 13h aos sábados.

Questionado sobre a possibilidade de utilizar o sistema de parquímetro, Silvio afirmou que eles são caros, obstruem a passagem nas já estreitas calçadas de Cotia e estão sujeitos à ação de vândalos.

Sobre o prazo para a implantação do novo sistema, Silvio explicou que o objetivo é começar os trabalhos em meados de fevereiro, primeiramente nos locais onde já existe Zona Azul. Depois, paulatinamente, serão criadas as outras áreas. “Durante esta fase de implantação, conversaremos com os comércios”, diz Silvio, que afirmou também que não pretende impor nada. “Se a grande maioria dos moradores e comerciantes de um determinado local não quiser a Zona Azul, nós não a criaremos ali”.

Em seguida, falaram os diretores técnico e administrativo da Dinâmica (respectivamente, Tulio Martins de Almeida e Severino Circelli Júnior). Eles garantiram que o sistema será imune à agiotagem, uma vez que os comércios serão responsáveis pela emissão dos tíquetes, e deverão obrigatoriamente cobrar apenas o valor de R$1,90, previsto em contrato. A empresa também esclarece que não se responsabilizará de forma alguma por furtos ocorridos nas áreas de Zona Azul. “Nós não temos poder de política, vamos apenas gerenciar a rotatividade”, afirmou Túlio.

A reunião foi finalizada com uma demonstração do funcionamento do sistema – veja fotos abaixo. O layout dos equipamentos e cartões é provisório.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Prefeitura lança o Programa Cotia +Verde para arborizar áreas urbanas

A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária (SEMA), acaba …