Home / Trânsito e transportes / CPTM realiza pesquisa para identificar as demandas do público feminino

CPTM realiza pesquisa para identificar as demandas do público feminino

As mulheres querem disponibilidade de serviços para melhorar seu trajeto diário

Com o objetivo de atender aos anseios do público feminino, que representa mais de 50% do total de usuários, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou a primeira pesquisa exclusiva do setor de transporte com as mulheres. A empresa contratada ouviu 1897 usuárias frequentes das linhas da CPTM, em estações de grande movimento, durante duas semanas no mês de março, sete horas por dia.

O perfil traçado aponta que 65% das usuárias têm entre 18 e 34 anos, 70% trabalha com carteira assinada e 58% é a responsável financeira pela casa. Também 65% são solteiras e 55% não têm filhos. De acordo com outra pesquisa realizada na mesma época, selecionado apenas o público feminino, pode-se inferir que a renda média mensal pessoal de 41,7% está entre 1 a 2 salários mínimos e de 15,7% de 2 a 3 salários mínimos.

Sobre suas necessidades no trajeto diário, elas pediram por serviços que otimizem o seu dia a dia, como mais casas lotéricas, supermercados/feiras, perfumarias, drogarias e comércio para alimentação.

Em relação aos serviços prestados pela Companhia, as mulheres disseram que gostariam de viagens mais rápidas, apontadas por meio das respostas “mais trens”, e mais segurança, item que incluiu também uma pergunta sobre a campanha de combate ao abuso sexual nos transportes. Sobre o assunto, 83% das mulheres afirmaram conhecer a campanha e 80% sabem denunciar o abuso sexual. No final da entrevista, as usuárias receberam folhetos informando sobre os procedimentos para denunciar o assédio sexual.

Perguntadas sobre o que é preciso melhorar dentro dos trens, 37,7% responderam “respeito entre os passageiros” e 32,2% novamente remeteu ao tema “Segurança”, seguido de “retirada dos ambulantes”.

Ações em andamento
Em resposta à demanda sobre mais respeito entre os usuários, a CPTM lançou nova campan

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Retomada a construção da quadra do Jardim Leonor

Espaço será entregue com cobertura, vestiários, arquibancadas nas laterais, rampas de acessibilidade e iluminação moderna. …