Home / Cotia / Dia 19/10 é ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo para bebês e crianças com até quatro anos

Dia 19/10 é ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo para bebês e crianças com até quatro anos

A Campanha de Vacinação é “Seletiva”, ou seja, Cotia está fazendo a atualização vacinal do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde 

No sábado, 19/10, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Cotia abrem as portas, das 8h às 17h, durante a ação que acontece em todo o País conhecida como “Dia D” para vacinação contra o sarampo. O público-alvo são os bebês com idade a partir de seis meses até crianças com até quatro anos, 11 meses e 29 dias, ou seja, menores de cinco anos. Os responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança para avaliação da necessidade de aplicação da dose.

Cotia participa da Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo, desde o início do mês. A campanha foi dividida em duas etapas: até o dia 25/10 tem como alvo os bebês e crianças e, entre 18 e 30/11, será realizada para adultos com idade entre 20 e 29 anos, 11 meses e 29 dias.

O secretário de Saúde, Magno Sauter, salientou que as UBS’s não estão vacinando indiscriminadamente todas as pessoas contempladas pela campanha. Antes de ministrar a dose, é feita uma análise da situação vacinal da pessoa para verificar a real necessidade. “O objetivo é garantir que todas as pessoas dentro da faixa etária estejam imunizadas. Caso a situação vacinal esteja em dia, ela não recebe a vacina”, explicou Magno Sauter.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Silvana Silva, explicou o que significa a Campanha Seletiva. “O município tem a missão de garantir que o público-alvo esteja com a situação vacinal em dia e, portanto, a campanha seletiva, como o nome já diz, busca selecionar dentro deste público aqueles que ainda não se imunizaram e aplicar a vacina”, destacou Silvana.

‘Dia D’ de Vacinação Seletiva contra Sarampo

19 de outubro (Sábado) – das 8h às 17h – em todas a UBS’s

Alvo: bebês com idade a partir de 6 meses e crianças com idade até quatro anos, 11 meses e 29 dias

Sobre Hostmarx

Leia também

Servidores participam de Oficina sobre Processos Licitatórios na Câmara Municipal

Formação foi realizada nesta quinta e sexta-feira pela Secretaria de Assuntos Jurídicos e da Justiça, …