Home / Carapicuíba / Dra. RENATA TEMOTHEO, médica ginecologista e obstetra na Granja Viana, fala sobre o OUTUBRO ROSA a importância da data na vida das mulheres.

Dra. RENATA TEMOTHEO, médica ginecologista e obstetra na Granja Viana, fala sobre o OUTUBRO ROSA a importância da data na vida das mulheres.

Por: Flávia Fabreti

Fotos: Leo Plácido

Neste mês de outubro, conhecido como “OUTUBRO ROSA”, a Dra. Renata Temotheo, médica ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal, diz que este símbolo foi criado para lembrar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama e do colo do útero e as estimular a se consultarem ao menos uma vez por ano com um médico ginecologista, o que é o ideal.

No Brasil, o câncer de mama, na maioria das mulheres, começa entre os 40 e os 50 anos de idade, sendo o tipo de câncer mais comum e com a maior taxa de mortalidade, seguido do câncer de colo do útero. É indicado que, a partir dos 40 anos, a mamografia seja feita anualmente. Este tipo de doença não tem sintomas em seu estágio inicial; os sintomas começam quando ele está em um estado mais avançado, sendo os mais comuns: nódulos nos seios e secreção saindo da mama. Renata reforça a importância de as mulheres realizarem anualmente a consulta de rotina ginecológica, onde o médico poderá avaliar a paciente e, de acordo com seu histórico, indicar quais os exames devem ser feitos a fim de prevenir estas e outras doenças

O autoexame, salienta a Dra. Renata, não substitui a mamografia, ressonância e o ultrassom. O autoexame trata-se de um procedimento simples e fácil para as mulheres terem um cuidado adicional com esta doença, mas a médica chamou a atenção para o fato de que, quando a mulher percebe algum nódulo, em especial aquelas com mamas maiores, a doença pode estar em um estado avançado, fazendo com que o tratamento seja mais prolongado e com menores chances de cura. Por isso que o autoexame não pode ser considerado o principal meio de diagnóstico.

De qualquer forma, para realizar o autoexame a mulher não precisa da ajuda de ninguém. É simples: quando estiver fora do ciclo menstrual e durante o banho, com as próprias mãos, apalpe todo o seio desde as axilas e perceba se sente algum caroço ou alguma anormalidade. Nesse caso, procure um médico ginecologista imediatamente.

Já câncer do colo do útero – não menos importante – , na maioria das mulheres, começa a partir dos 35 anos de idade. Para detectar essa doença é necessário fazer anualmente o exame do papanicolau. Este tipo de câncer tem alguns sintomas, como sangramento durante as relações sexuais, secreção com cheiro ao decorrer do dia e uma dor pélvica. Mulheres mais novas, que já tiveram relação sexual, também devem passar pelo acompanhamento médico.

E, O MAIS IMPORTANTE é manter em dia a vacina contra o HPV, tanto para os meninos, quanto para as meninas a partir dos 11 anos de idade. Essa é a melhor forma de prevenção da doença, mas a utilização de preservativo não pode ser descartada. A vacina é gratuita na rede pública.

O diagnóstico precoce em doenças ginecológicas é muito importante, pois quanto mais cedo é descoberto, maiores são as chances de tratamento e cura. No caso do câncer de mama, 95% dos casos descobertos precocemente são curáveis. O que também pode ajudar a prevenir estas doenças é a melhor qualidade de vida da mulher. Além de fazer todos os seus exames anualmente, a mulher também precisa cuidar do seu corpo, fazendo exercícios físicos e se alimentando bem. Dietas e exercícios ajudam a controlar a produção de estrogênio, hormônio que também causa o câncer de mama.
Antigamente, quando uma pessoa era diagnosticada com câncer, todos viam como uma sentença de morte, mas hoje em dia, as coisas mudaram muito, a ciência mudou muito. Muitas mulheres têm o medo de serem menos mulheres, com medo de tirar a mama, sendo que em muitos casos não é necessário tirar a mama. Quando necessário, pode-se tirar apenas parte da mama, além disso, existem vários procedimentos para ajudar na autoestima da mulher, como a reconstrução mamária e a colocação de prótese de silicone.

Lembre-se: Sempre é importante falar com o seu médico sobre o seu histórico de saúde e o da sua família, pois algumas coisas podem implicar com o seu futuro. Aqui vão alguns exemplos de FATORES DE RISCOS para o aumento das chances de se ter o câncer de mama:
• excesso de álcool
• tabagismo
• sedentarismo
• consumo de excesso de gordura
• puberdade precoce (quando a mulher menstrua muito cedo)
• menopausa tardia
• mulheres que não tiveram filhos
• mulheres que não amamentaram
• radiação no tórax antes dos 30 anos

ATENÇÃO: O uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal deve sempre ser acompanhado por um médico especialista. Só ele saberá indicar o melhor tratamento de acordo com o seu histórico.

 

A Dra. Renata Temotheo é médica na área da ginecologia, obstetrícia e especialista em medicina fetal (CRM/SP 124.383), com mais de 16 anos de experiência. Atualmente é plantonista no Hospital Geral de Carapicuíba, tem seu consultório no THE SQUARE OPEN MALL e é médica em medicina fetal no grupo DASA.

 

 

Para saber mais sobre a Dra. Renata Temotheo, conheça as suas redes:

Instagram: @dra.renata.temotheo     Site: rtgo.med.br

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Sábado (11/5) é dia de ‘Sarau Para Elos’ e celebrará a cultura dos povos originários

No dia 11 de maio (sábado), às 19h, a Biblioteca Municipal Batista Cepelos será espaço …

Skip to content