Texto e fotos por Victor de Andrade Lopes
Que a Granja Viana é lar de muitos nomes importantes da música brasileira, todos já sabem. Mas para esta edição, o Granja News foi conversar com alguém que trabalha nos bastidores dessa atividade cultural. Há 11 anos, o empresário César Vieira comanda a Dueto Edições Musicais, editora musical que hoje mantém sua sede na Granja.
Com 33 anos de experiência no ramo, César tem passagens pela Warner Music, Warner Chappell, EMI Publishing, Eldorado e Trama. Hoje, ele administra um catálogo bastante eclético com cerca de 9,5 mil obras de artistas como Lenine, Chitãozinho e Xororó, Ritchie, João Gordo, Tom Zé, Família Lima, Nil Bernardes, Bozzo Barretti, entre outros.
Para garantir que esse rico acervo gere negócios, César faz uma gestão ativa de sua obra, correndo atrás de oportunidades o tempo todo. “Temos muitas parcerias com canais de televisão, agências de publicidade e produtoras de filmes”, explica ele em entrevista à nossa reportagem em seu escritório. “A intenção é prospectar novos negócios para que não tenhamos um catálogo passivo, que fica só aguardando alguém ligar para pedir algo. Daí o nome ‘Dueto’: nós atuamos em parceria com os artistas”, diz.
Um case de sucesso da marca é a música “Sr. Tempo Bom”, de Thaíde & DJ Hum, que há anos é tema da campanha 60 Dias Para Pagar das lojas Renner. Outro bom exemplo é a música “Xique-xique”, de Tom Zé, que a Dueto conseguiu negociar no encerramento das Olimpíadas no Rio.
Além do trabalho de editora, a Dueto faz consultorias como: cleareance autoral para empresas e artistas independentes, apuração de royalties, ISRC, entre outros serviços de gestão administrativa do mercado musical. Os clientes da editora incluem, entre outros: Terra Sonora, Oi Música, Trama, Rádio Jovem Pan, Spray Filmes, Gullane Filmes, Itaipú Multinacional e Pleimo Music.
César tem formação administrativa e começou sua carreira no setor administrativo da Continental. “Mas eu estava de olho era no setor artístico”, conta. Surgiu então a oportunidade de fazer a gestão financeira do departamento. A partir daí, César passou a conhecer estúdios do Brasil todo e assim começou sua relação com compositores.
Em 1998, um convite da EMI para montar um escritório em São Paulo foi a deixa para César começar a se especializar em direitos autorais. Mais tarde, ele teve uma passagem pela Trama, de João Marcello Bôscoli. “Fiz praticamente um Mba lá. Foi com eles que aprendi a diferença entre fazer uma gestão passiva e uma ativa”, conta.
Serviço: Dueto Edições Musicais
Telefone: 11 2690-0939
E-mail: cesar.vieira@duetoedicoes.com.br