O Governo de São Roque enviou à Câmara Municipal, nesta quarta-feira, dia 25, um projeto que viabilizará a chamada Operação Delegada, que permite a maior participação de agentes da Polícia Militar e da Polícia Civil no município. A proposta integra o programa São Roque Mais Segura e consiste na atuação voluntária de policiais como um reforço em ações específicas de policiamento no município.
Caso aprovado, os agentes poderiam atuar em ações diversas, como na segurança de eventos, contenção de invasões em áreas públicas municipais, o combate ao comércio irregular ou ilegal, combate à depredação do patrimônio público, proteção de equipamentos municipais e escolas públicas municipais, no apoio à fiscalização de obras, na vigilância sanitária e licenças em geral, no combate ao tráfico de drogas e à violência em geral, dentre outras.
Estas atividades seriam exercidas pelos agentes durante o período de folga, sem prejudicar suas atribuições em suas respectivas corporações, sendo que os policiais seriam remunerados por hora trabalhada nestas novas funções, através de uma gratificação paga pelo município, por meio de um convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo.
Um projeto que busca levar mais segurança à população de São Roque e que agora segue para apreciação dos vereadores municipais.