Por Victor de Andrade Lopes
Dezenas de milhares de podas. Centenas de pessoas trabalhando. Centenas de milhões de reais anunciados como investimento. Nada disso impediu que parte da Granja Viana ficasse ontem (quarta-feira) sem energia elétrica. Não por coincidência, a queda ocorreu durante a primeira chuva em alguns meses na região (sem considerar algumas garoas que mal molharam as ruas).
Por algumas horas no período vespertino, a ventania foi intensa, mas, curiosamente, na Fazendinha, a energia só veio a acabar quando o vento já havia cessado e apenas a chuva caía. Isso foi por volta das 17h20. Às 21h40, a energia deu alguns sinais de vida, mas tudo continuou escuro até as 22h45, quando finalmente as equipes da Eletropaulo conseguiram reestabelecer o fornecimento da eletricidade. Alguns lugares ainda não haviam tido esta sorte ainda na tarde de quinta-feira.
O problema foi grave, não pela falta em si, mas pelo fato de esta ser apenas a primeira chuva de muitas que ainda virão com o tempo mais quente. Será que teremos mais um verão escuro como o último, em que a energia faltava praticamente todos os dias? Pior para quem depende da eletricidade, como idosos com aparelhos de oxigênio, pessoas que trabalham em casa e comércios em geral.