Home / Utilidade pública / Inadimplência das empresas diminui 5,3% no acumulado do ano até o 3° trimestre, diz Boa Vista SCPC

Inadimplência das empresas diminui 5,3% no acumulado do ano até o 3° trimestre, diz Boa Vista SCPC

O indicador caiu 10,9% contra o mesmo trimestre do ano anterior

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 5,3% na variação acumulada até o 3º trimestre do ano, frente ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais coletados pela Boa Vista SCPC. O indicador é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, isto é, cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC.

Na análise interanual, contra o mesmo trimestre do ano anterior, a queda foi de 10,9%, enquanto na variação acumulada em quatro trimestres (do 4° trimestre de 2016 até o 3° trimestre deste ano, frente ao mesmo período do ano anterior) houve retração de 4,5%. Já na comparação com o 2º trimestre de 2017 a queda foi de 8,3%, considerando os dados dessazonalizados.

inadimplenciaJPout17

Após praticamente três anos de elevações, o fluxo de inadimplência das empresas a partir do 2º trimestre 2016 entrou em desaceleração devido ao movimento de restrição de crédito por parte dos concedentes, tendo como consequência amenização dos fluxos de inadimplência na análise de longo prazo (acumulados em quatro trimestres). Para os próximos trimestres espera-se a manutenção dos baixos níveis de inadimplência, uma vez que a retomada da atividade econômica, menor inflação e diminuição dos juros deverão proporcionar um cenário mais favorável para o ambiente empresarial.

A série histórica do indicador está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/inadimplencia-das-empresas/

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Ceagesp realiza ação no Dia Mundial do Livro com o projeto Carrinhoteca

Atividade acontece no Entreposto de São Paulo, na Vila Leopoldina, em 23/04, quinta-feira, com doação …

Skip to content