Home / Jandira / Jandira lança Campanha Outubro Rosa

Jandira lança Campanha Outubro Rosa

O lançamento da Campanha aconteceu no Teatro Municipal Luiz Gonzaga, e contou com discursos de autoridades, palestra e testemunho de uma moradora que venceu o câncer de mama

Fotos: Divulgação

Na manhã de hoje, dia 01, houve o evento de lançamento da Campanha Outubro Rosa, que foi realizado no auditório do Teatro Municipal Luiz Gonzaga, e contou com a presença de diversas autoridades femininas da cidade de Jandira.

A mesa solene do evento, foi composta pela seguintes autoridades: Presidente do Fundo de Solidariedade, Doutora Denilda; Diretora da Mulher e Igualdade Racial, Laudiceia Ayres; Representante dos Profissionais de Saúde do município, Dra Anabel Sabatine; Diretor da Administração municipal, Sr. Gilmar Manoel; e o Vereador Pastor Gilson de Sousa.

A primeira autoridade a fazer uso da palavra, foi a Presidente do Fundo de Solidariedade, que destacou a evolução no tratamento contra o câncer de mama desde quando ela começou a trabalhar no Hospital Pérola Byington, há 20 anos atrás. Em sua fala a Presidente também ressaltou a importância da proliferação da mensagem do evento: “Precisamos levar essas orientações para o maior número possível de mulheres, para que tenham a oportunidade de fazer o tratamento precoce contra essa doença” ressaltou Dra Denilda.

A Diretora Laodicéia agradeceu sua equipe e ressaltou o sentimento do evento: “Neste momento lembramos que precisamos cuidar da nossa saúde”.

O Diretor Gilmar Manoel, ressaltou a importância da participação dos homens nesta campanha: “peço aos homens que incentivem as mulheres a fazerem os exames preventivos contra o câncer de mama”.

Os últimos a fazerem uso da palavra, foi o Vereador Gilson de Souza e a Médica palestrante Dra Anabel. O Vereador destacou a importância do Poder Legislativo, na formulação de Políticas Públicas para a Saúde da Mulher, e a Dra Anabel falou sobre a importância da prevenção contra o Câncer de Mama, assunto que explanou com maior detalhe em sua palestra, logo após seu discurso inicial.

A palestra ministrada pela Dra Anabel Sabatine iniciou com a afirmação de que: “O câncer de mama também afeta os homens, que também têm glândulas mamárias”, no entanto, a doença é 100 vezes maior em mulheres.

A médica palestrante afirmou que a menstruação muito cedo, ou muito tarde aumenta a faixa de incidência de câncer de mama, também destacou que os riscos vão aumentando com o envelhecimento, principalmente para as mulheres que já tiveram casos diagnosticados em sua família.

“Há necessidade de exames preventivos (a partir dos 45 anos), porque a doença no início não dói”, alertou Anabel.

Após orientar as mulheres sobre a importância da realização de atividades físicas, luta contra o sobrepeso e obesidade, a médica palestrante ressaltou: “não percam a alegria de viver, aproveite a vida e tire um tempo para você”.

A palestra seguiu destacando os possíveis sinais ou sintomas, desta enfermidade, que são:

·        alterações no tamanho ou forma da mama;

·        nódulo único e endurecido;

·        vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo;

·        nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;

·        sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;

·        sensação de nódulo aumentado na axila;

·        espessamento ou retração da pele ou do mamilo;

·        secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos;

·        assimetria entre as duas mamas;

·        presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;

·        endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;

·        coceira frequente na mama ou no mamilo;

·        formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;

·        inversão do mamilo;

·        inchaço do braço;

·        Dor na mama ou no mamilo.

Colaborando com a fala da Doutora Denilda e da Dra Anabel Sabatine, houve a apresentação de um vídeo, onde uma moradora de Jandira, contou sua luta contra o câncer de mama:

“Há um ano atrás descobri um nódulo, e hoje posso falar para vocês que o diagnóstico não é o fim. Os tratamentos evoluíram e o câncer têm cura. Fui curada após a quimioterapia, ou seja, antes da cirurgia”

“Hoje estou curada” finalizou a emocionada munícipe que é acompanhada pela Diretoria da Mulher e é mais um dos casos que demonstram a importância do diagnóstico e posterior tratamento contra o câncer de mama.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Jandira anuncia 921 novas vagas de emprego nos primeiros dias do ano

Levantamento comprova dado expressivo já no início de 2022 Fotos: Divulgação Em continuidade ao trabalho …

Skip to content