Home / Jandira / Loteamento em Jandira preocupa a região.
default

Loteamento em Jandira preocupa a região.

 

Novo empreendimento localizado em Jandira desmatou áreas verdes e trará novos congestionamentos à Estrada Fernando Nobre

Por Victoria Cattony

A Estrada Fernando Nobre, localizada na divisa entre as cidades de Cotia e Jandira, abriga uma vasta gama de condomínios residenciais e empreendimentos comerciais, como por exemplo, o Colégio Sidarta e o condomínio Beverly Hills. Além de pontos turísticos, como é o caso do Templo Zu Lai, destino buscado por muitos seguidores do budismo, apreciadores da fé, ou até mesmo, curiosos de plantão.

default

A região atingiu o pico de ocupação populacional há alguns anos e vem aumentando cada dia mais o tempo que um indivíduo leva para se transportar de um pólo a outro da grande avenida, pois é muito comum a formação de trânsito intenso, não só em “horários de pico”, mas também em turnos comuns. Alguns moradores da região comentam que “o congestionamento na Fernando Nobre não tem mais hora e nem ocasião; está em todos os dias e em todos os momentos”.

O Vitta Tolaini acaba de ser anunciado como o mais novo empreendimento de Jandira e região. Conta com, aproximadamente, 411 lotes de 132 m² e 45 mil m² de área verde, de modo que haverá em média, 900 pessoas circulando pela Estrada diariamente, indo e vindo de seus trabalhos e/ou compromissos.

No site do loteamento, a aba Vitta propagandeia: “O seu novo projeto de vida começa no Vitta Tolaini Jandira, um loteamento com controle de acesso para proporcionar qualidade de vida e conforto para você e sua família, sem deixar de lado a localização estratégica e infraestrutura completa”.

As Secretarias de Planejamento e Habitação de Jandira, quando questionadas pela autorização concedida à construção do empreendimento afirmam que “a Prefeitura aprovou o loteamento, com base em estudos de impacto ambiental e de trânsito, aprovados pelo Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (GRAPOHAB) e nas licenças entregues pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)”.

No entanto, quanto às compensações devidas à população por parte do Vitta, como o índice de área verde que deve ser mantido na região, as secretarias indicam caber ao poder público monitorar seu cumprimento, de modo que, o empreendimento deverá arcar com algumas condições com a comunidade local que não foram comentadas até o presente momento.

default

Moradores da região se preocupam com o desmatamento realizado pela empresa a fim de abrir caminho aos lotes, e também se indignam com o lançamento de mais espaços residenciais, uma vez que o entorno já se encontra em condição extrema de ocupação.

Larissa Proença, moradora do condomínio Nova Higienópolis, vizinho ao Vitta Tolaini, comenta que a infraestrutura de Jandira já deixava a desejar quanto ao fornecimento de transporte e ensino públicos que suportassem a demanda: “Agora com o novo loteamento a situação vai piorar muito mais”. Quando questionados sobre o empreendimento, a equipe do Vitta não retornou o contato e o espaço fica aberto para pronunciamentos futuros.

 

 

Direito de resposta do Jornal Granja News com relação à matéria veiculada “LOTEAMENTO EM JANDIRA PREOCUPA A REGIÃO”.

 

“O Empreendimento VITTA TOLAINI JANDIRA foi desenvolvido em um terreno localizado na Estrada São Fernando e Estrada das Pitas, no Município de Jandira – SP.

Os Empreendedores são: TERCASA (a Tercasa é sucessora da Imobiliária Zeitune Ltda e atua no ramo de loteamentos há mais de 50 anos), CMN ( 35 anos de experiência) e TRADISOLO (com 23 anos no ramo).

Foram aprovados 411 lotes a partir de 132 m2 (com 6 metros de frente), sendo 328 lotes residenciais e 83 lotes mistos (residenciais/comerciais). O Projeto preservou 46.869,21 m2 de área verde (16.688,85 m2 a mais do que o mínimo de 20% exigido por Lei), além de ter sido feita a Restauração de 71.754,00 m2 de Área de Preservação Permanente (A.P.P.) através do Projeto Nascentes (SARE nº 27.682).

O trâmite do Processo teve sua aprovação através da Certidão de Conformidade nº 01/2.019 de 20/09/19 e do Alvará de Loteamento nº 01/2.020 de 28/05/20, ambos expedidos pela Prefeitura do Município de Jandira, pelo Certificado GRAPROHAB nº 040/2.020 de 04/02/20 e Registrado na Matrícula nº 8.112 do Cartório de Registro de Imóveis de Barueri através do R.23 de 01/12/20.

Fizeram parte do Processo de aprovação o EIV/RIV (Estudo e Relatório Prévio de Impacto de Vizinhança) de agosto/2.017 e RIT (Relatório de Impacto de Tráfego) de outubro/2019.

O VITTA TOLAINI JANDIRA terá Controle de Acesso com cancelas e leitura por TAG, e será administrado pela Associação dos Moradores já constituída.

Os Empreendedores fizeram uma Parceria com a Plataforma Digital INSTACASA (que oferece mais de 100 tipos de Planta) e todos os compradores dos lotes terão direito a escolher de forma gratuita uma opção de Planta de sua casa, fazendo com que o Empreendimento tenha um excelente padrão urbanístico.

Pensando na realidade atual de tráfego, o Projeto foi idealizado com o alargamento de 5,00 metros da Estrada São Fernando e também de 5,00 metros da Estrada das Pitas (proporcionando 01 pista de rolamento a mais em todo seu entorno), sendo a totalidade de seus custos suportadas pelas Empreendedoras. Ainda, para contribuir com a melhoria do trânsito na Região, os Empreendedores contrataram (arcando com 100% dos custos) um segundo Estudo de  Impacto de Trânsito junto à Empresa Especializada em trânsito Mazzili Arquitetura, para dimensionar e modelar o tráfego no sistema viário de entorno dos Condomínios da Região, para subsidiar a tomada de decisão quanto a implantação de futuras melhorias viárias por parte do Poder Público, juntamente com os Condomínios da Região.

A Área Institucional do Empreendimento de 7.549,30 m2 está localizada de frente para a Estrada das Pitas. Os Empreendedores construirão e doarão (arcando com 100% dos custos) uma Pista de caminhada com Paisagismo e instalarão Equipamentos de Ginástica neste local, conforme Termo de Acordo firmado com a Municipalidade. A manutenção deste Local e de seus Equipamentos também serão doados pelos Empreendedores pelo período de 2 anos. A Prefeitura poderá dar outra destinação ao Local a qualquer momento se assim o quiser.

VITTA TOLAINI JANDIRA”

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Últimos dias para se inscrever no Miss Beleza Negra Jandira

As inscrições vão até o dia 30 deste mês. Saiba como participar Fotos: Divulgação As …

Skip to content