Home / Cotia / No carnaval, Defesa Civil de Cotia atendeu a 25 ocorrências relacionadas às fortes chuvas

No carnaval, Defesa Civil de Cotia atendeu a 25 ocorrências relacionadas às fortes chuvas

Dados da Secretaria de Defesa Civil de Cotia mostram que, entre sexta-feira (17/02) e as primeiras horas desta quarta-feira (22/02), a corporação atendeu a 25 ocorrências relacionadas às fortes chuvas que têm caído em toda a região e em todo o Estado de São Paulo. A Defesa Civil atende todos os dias, 24h, pelo telefone 199 e, entre os meses de dezembro e março, está em curso a Operação Chuvas de Verão 2022/2023, que é coordenada pela Defesa Civil Estadual e conta com o apoio técnico de organismos estaduais, municipais e envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, entre outros.

A Defesa Civil de Cotia intensificou as equipes de emergência para atender aos chamados com a máxima brevidade possível. Apesar do número de ocorrências atendidas, não houve registro de vítimas em nenhuma delas. Os chamados mais frequentes em Cotia são relacionados a quedas de árvores, liberação de vias por conta de queda de árvores, vistorias técnicas em taludes, deslizamento, entre outros.

As ações contam com o apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana que dispõe de equipes destacadas para auxiliar no atendimento das ocorrências utilizando máquinas, caminhões e outros equipamentos necessários. A Secretaria de Defesa Civil informou que, em alguns casos de queda de árvore sobre fiação elétrica, o atendimento não é imediato porque os agentes da corporação precisam aguardar a empresa Enel desenergizar a fiação para que seja feita a remoção da árvore caída em segurança.

Para receber alertas sobre as condições climáticas, é possível se cadastrar na Defesa Civil estadual pelo SMS 40199. Sempre que houver um alerta de chuva forte, tempestade e raios para a região cadastrada, um SMS será enviado para o celular cadastrado.

Orientações para dias de chuva

Não se abrigue embaixo de árvores

A pé ou de carro, não entre em áreas alagadas

Não enfrente enxurradas

Consulte a previsão do tempo antes de sair para evitar transtornos

Em área de risco, fique atento aos sinais de movimentação do solo

Observe se postes, muros ou árvores estão inclinados, se rachaduras na parede estão aumentando e deixe o local o mais rápido possível

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Mais escolas de Cotia ganham quadra, cobertura de quadra e reforma completa

A Prefeitura de Cotia segue com trabalhos de melhorias em diversas unidades escolares da rede …

Skip to content