Home / Cotia / No Dia do Trânsito Settrans de Cotia foca em ações para pedestres

No Dia do Trânsito Settrans de Cotia foca em ações para pedestres

Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura realizou diversas ações educativas. No dia 30/09, tem mega ação na Granja Viana

Fotos: Vagner Santos, exceto quando especificado

a+º+úo com pedestre_Mathias de Camargo_Vagner SantosNa segunda-feira (25/09), foi lembrado o Dia Nacional do Trânsito, mesma data da promulgação do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), em 1997, sob o número Lei 9.503/97. Pela passagem do dia, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Cotia (Settrans) focou as suas ações em orientações aos pedestres. Isto porque, dentre as 22 mortes causadas por acidente de trânsito, de janeiro a agosto deste ano no município, em sete casos as vítimas foram pedestres, de acordo com números do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

O número de mortes envolvendo pedestres nos oito primeiros meses deste ano é o mesmo anotado em igual período de 2016 e, é exatamente por isso, que a Settrans resolveu direcionar as ações durante todo o Dia Nacional do Trânsito à orientação e conscientização junto aos pedestres em dois pontos de bastante movimento na cidade e com o maior número de ocorrências envolvendo transeuntes: a avenida Mathias de Camargo e a rua Senador Feijó.

a+º+úo com pedestre_Mathias de Camargo_Vagner Santos (3)“O número de mortes de pedestres não aumentou, mas também não diminuiu e, como o objetivo desta gestão é reduzir o número de acidentes e, especialmente de mortes no trânsito, queremos que este número se movimente para baixo”, disse o prefeito Rogério Franco.

No período da manhã, os agentes de trânsito, acompanhados do mascote do Programa Permanente de Educação para o Trânsito, estiveram no semáforo da rua Senador Feijó, em frente à Casa Yano e, à tarde, a ação foi na Mathias de Camargo, em frente à loja Marbru. Além de advertir de forma bem descontraída os pedestres que não respeitavam o semáforo, o mascote da Settrans também entregou uma revistinha e material educativo sobre segurança no trânsito para a população.

a+º+úo com pedestre_Mathias de Camargo_Vagner Santos (2)Mês do trânsito

Durante todo o mês de setembro, a Prefeitura de Cotia realiza várias ações voltadas para a conscientização e orientação de motoristas e pedestres. Ao longo do mês, parcerias com a Secretaria de Educação e com a CCR ViaOeste promoveram blitzes educativas em Caucaia do Alto e Cotia, com a participação de estudantes; moto check up, em parceria com a Yamaha e a Honda, em frente à Prefeitura.

Para encerrar a Semana e o mês do trânsito no município, a prefeitura realiza nesta quarta-feira (27/09), a última blitz educativa com estudantes, na Granja Viana e, no sábado (30/09), a ação da Settrans está marcada para o Centrão da Granja, a partir das 10h, com circuito de trânsito para crianças, distribuição de material educativo, exposição de carros antigos, praça de alimentação com food trucks.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Moto Chek up_Vagner Santos

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Idosos que vivem em ILP’s de Cotia são vacinados contra a Covid-19

  Profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à pandemia também …