Home / Política / Oncologista é ouvido na CPI da Fosfoetanolamina

Oncologista é ouvido na CPI da Fosfoetanolamina

O chefe geral do Centro de Oncologia do Hospital São José de São Paulo, Antônio Carlos Buzaid, foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como a pílula anticâncer. “Não sou capaz de opinar. Não vi o relatório e nem acompanhei a continuidade da pesquisa”, declarou Buzaid sobre o levantamento feito pelo Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) sobre a substância.

A pesquisa teve o protocolo final aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi suspensa em março do ano passado.

O oncologista comentou que já concedeu entrevistas à imprensa em que se posicionava contra a eficácia da molécula no tratamento do câncer. “Por meio de exames de imagem, já acompanhei pacientes que recorreram à ‘pílula do câncer’ e comprovei que não houve efeitos”, declarou.

Durante a reunião, a comissão recebeu manifestações de apoio às investigações – dentre elas, um abaixo-assinado da cidade de Iacanga, contendo 2.500 assinaturas. “Para nós, que moramos em cidade pequena, é muito importante que essa CPI investigue sobre essa pesquisa da fosfoetanolamina. O custo do tratamento para o câncer é muito alto, e com essa pílula o custo ficaria acessível”, disse o jornalista que entregou o documento à comissão, Carlos Cardoso.

Outras cidades do interior, como Américo Brasiliense, Araraquara, Ibitinga, Leme e Pirassununga, também manifestaram apoio.

“Estamos nos esforçando para que os estudos continuem, mas antes precisamos verificar se o dinheiro público que foi utilizado na pesquisa do Icesp seguiu as regras previstas”, disse o presidente da CPI, deputado Roberto Massafera (PSDB).

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Dezesseis matérias são aprovadas na 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia

Realizada na manhã dessa terça-feira, dia 23, a reunião teve também a leitura de um …

Skip to content