Home / Política / Para SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, projeto “Segunda sem Carne” é intervencionismo e prejudica mercado

Para SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, projeto “Segunda sem Carne” é intervencionismo e prejudica mercado

A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou, no último dia 27, o Projeto de Lei 86/2016, que pretende proibir a venda e o consumo de carne às segundas-feiras em restaurantes, bares, escolas públicas e estabelecimentos que servem alimentação dentro de órgãos públicos.

De autoria do Deputado Estadual Feliciano Filho, o texto proíbe “o fornecimento de carnes e seus derivados às segundas-feiras, ainda que gratuitamente, nas escolas de rede pública de ensino e nos estabelecimentos que ofereçam refeição no âmbito dos órgãos públicos”.  Além disso, prevê multa equivalente a R$ 7500,00 em caso de descumprimento.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região é veementemente contra o PL que, na avaliação da entidade, representa ingerência do Estado no âmbito do livre mercado além de subestimar o direito de escolha do cidadão. “Se um parlamentar fez escolhas pessoais ao longo da vida, não deve impor essas mesmas escolhas a todos os paulistas”, contesta o presidente do SinHoRes, Edson Pinto.

O PL ainda não chegou às mãos do governador Geraldo Alckmin. No entanto, Alckmin já confirmou que vai vetar o projeto por considerá-lo equivocado e inconstitucional, entre outras questões porque programas de alimentação nas escolas são atribuições do Poder Executivo, não do Legislativo.

O governador aponta que ao fazer uma proibição sem elaborar campanhas educativas pode gerar um efeito contrário em que a proteína poderá ser trocada pelo carboidrato e aumentar consequentemente o índice de obesidade que já é um dos grandes problemas de saúde pública do Estado. Alckmin definiu a medida como um intervencionismo do estado ao subestimar a capacidade de decisão das pessoas.

O presidente do SinHoRes, Edson Pinto defende a posição de Alckmin. “Espero que o governador mantenha essa decisão sensata, pois esse projeto abre um perigoso procedente contra a liberdade individual e retira da alimentação das crianças da rede pública a proteína animal, tão importante para seu desenvolvimento, bem como para uma alimentação saudável”, ressalta Edson que também é Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo (Consea-SP), órgão de assessoramento ao Governo do Estado que tem por objetivo propor ações de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Sobre Granja News

O Granja News, jornal voltado ao público da Granja Viana e região, tem circulação em todo o centro comercial da Granja, parte de Cotia e em 90 condomínios da região, como por exemplo, São Paulo II, Nova Higienópolis, Fazendinha.

Leia também

Parlamentares aprovam oito Projetos de Lei na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cotia

Entre as proposituras votadas, cinco tratam de melhorias no atendimento a pessoas neurodivergentes Realizada na …

Skip to content